Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

A videira verdadeira e Seus ramos - O cristão deve gerar bons frutos


Jo 15,1-8


Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:
1. 'Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor.
2. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda.
3. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei.
4. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim.
5. Eu sou a videira  e vós os ramos. Aquele que permaneceu em mim, e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.
6. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados.
7. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes e vos será dado.
8. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.


REFLETINDO


Esta passagem, como tantas outras, vem carregada de sentido para nossa vida cristã. Compreendê-la e esforçar-se por vivê-la é crescer em sabedoria e graça nas coisas de Deus. Vamos refletir por partes toda a beleza contida neste trecho do Evangelho de João.

1.      EU SOU A VIDEIRA VERDADEIRA: Jesus começa nos dizendo que a videira verdadeira não é a que dá uvas, mas a que dá vida e vida em abundância, ou seja, a videira de fato é o próprio Cristo.

E Ele não é mais uma dessas falsas videiras, cultivadas pelo mundo, que prometem falsamente vida e felicidade. Ele é a videira de verdade, que gera frutos de vida.

2.      TODO RAMO QUE EM MIM NÃO DÁ FRUTO ELE O CORTA: Jesus fala daqueles que, mesmo estando unidos a Ele, não se alimentam de seus ensinamentos, não se fortalecem com o verdadeiro alimento que vem de Jesus. São ramos maus que geram destruição.

Podemos ainda imaginar que esses ramos não se alimentam da seiva de amor difundida por Jesus por estarem invejosos dos ramos que frutificam nas falsas videiras cultivadas pelo mundo, mesmo esses frutos sendo maus.

3.      TODO RAMO QUE DÁ FRUTO, ELE O LIMPA, PARA QUE DÊ MAIS FRUTO AINDA: Os ramos bons, por outro lado, são podados para gerarem mais frutos. É claro que a poda é dolorida, mas é necessária.

A poda é importante para que a seiva da videira não se perca nas muitas folhagens, mas se concentre nos frutos, para que cresçam saborosos e em abundância. Assim também acontece em nossa vida espiritual.

Passamos por dificuldades e provações para sermos podados. Precisamos aprender a nos desfazer de coisas supérfluas que dissipam a vida ofertada por Jesus e nos impedem de dar bons frutos. O caminho da poda não é fácil, mas traz a certeza de que frutos saborosos serão gerados.

A resposta para todos aqueles que sentem as dificuldades de seguir o caminho cristão é esta:


NÃO DESANIME! VOCÊ É UM RAMO FÉRTIL E APENAS ESTÁ SENDO PODADO PARA GERAR AINDA MAIS FRUTOS.

Por outro lado, se não formos podados e preferirmos viver uma vida “mansa”, iremos aos poucos enfraquecendo por nossas superfluidades e “achismos” e perdendo o nosso sentido de existir, até que seremos cortados.

Esse trecho lembra o que Jesus disse sobre os talentos em Mateus 25,29:

“29. Dar-se-á ao que tem e terá em abundância. Mas ao que não tem, tirar-se-á mesmo aquilo que julga ter.”

Se não realizarmos nossa essência de dar bons frutos, até o pouco de vida e alegria que julgarmos ter se dissipará...

4.      VÓS JÁ ESTAIS LIMPOS POR CAUSA DA PALAVRA QUE EU VOS FALEI: A mesma palavra que nos alimenta e nos cura é também a lâmina que nos poda de tudo aquilo que é desnecessário em nossas vidas. Aqui vale lembrar as palavras ditas na Carta aos Hebreus:

“12. Porque a palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes e atinge até a divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração.”

5.      PERMANECEI EM MIM E EU PERMANECEREI EM VÓS: Aqui está um critério importante da vida cristã. Muitas vezes nos questionamos sobre o porquê de aparentemente Deus não escutar nossas preces. Parece que rezamos em vão. Uma oração sem resposta. Então podemos começar até mesmo a duvidar da existência de Deus ou de Sua fidelidade.

Parece também que nada em nossa vida vai bem. Nossos planos são frustrados. O desânimo bate à porta. Medos, incertezas, se isso... , se aquilo...

Pode ser simplesmente que você não esteja pedindo algo conforme os planos de Deus, ou que não seja o tempo dEle. Mas muitas vezes nossa oração até que é boa e justa, sem contradizer os planos de Deus, mas falta a ligação íntima com o Cristo. Falta a NOSSA fidelidade.

Como eu posso receber a seiva da vida, a seiva da bênção, se eu não estiver ligado ao tronco da videira? Se eu permanecer nEle é certo que Ele também permanecerá em mim e Sua bênção chegará até mim de maneira plena e eficaz, de acordo com os planos de Deus Pai, agricultor da vinha.

6.      O RAMO NÃO PODE DAR FRUTO POR SI MESMO, SE NÃO PERMANECER NA VIDEIRA: Nossos frutos não são nossos, mas provem do Cristo. Não podemos achar que aquilo que temos de bom vem de nós mesmos. O meu serviço não é meu. Ele vem de Deus e vai para Deus.

É preciso ter os pés no chão e o coração em Deus para que em nenhum momento nos sintamos ramos independentes que vivem para si mesmos. Se fizermos isso, logo teremos nos separado do tronco forte e caminharemos para a ruína.

7.      QUEM NÃO PERMANECER EM MIM, SERÁ LANÇADO FORA COMO UM RAMO E SECARÁ: O ramo que não se alimenta da seiva, naturalmente secará. É o que acontece quando nos separamos da graça de Deus. Vamos ficando fracos, murchando, deixando de produzir frutos até que secamos e somos inteiramente queimados pelo pecado.


8.      SE PERMANECERDES EM MIM E MINHAS PALAVRAS PERMANECEREM EM VÓS, PEDI O QUE QUISERDES E VOS SERÁ DADO: Ao estabelecermos uma relação de intimidade e confiança com o Senhor e se nossas intenções forem conformes com os pensamentos de Deus, seremos satisfeitos em nossos anseios.

É uma promessa do próprio Jesus. O segredo para sermos atendidos em nossas necessidades é permanecermos unidos à Sua vontade e nos alimentarmos de Sua palavra. Se assim for, encontraremos a verdadeira vida e felicidade, que vem de Jesus.

9.      ... QUE DEIS MUITO FRUTO E VOS TORNEIS MEUS DISCÍPULOS: Jesus encerra essa parte de seu discurso mostrando algo simples e, ao mesmo tempo, importantíssimo. Nós não produzimos frutos por sermos discípulos. Ao contrário, somos reconhecidos como discípulos de Jesus a partir dos frutos que produzimos.

São as nossas ações que nos definem como cristãos verdadeiros. Logo se percebe que NINGUÉM PASSA A SER “BONZINHO” DE UMA HORA PARA OUTRA POR CAUSA UM ENCONTRO “ESTRONDOSO” COM JESUS. Na verdade, é nos pequenos encontros diários com Jesus que vamos formando nosso ser cristão e nos definindo como ramos bons e frutuosos, ligados intimamente a Deus.

QUE O SENHOR DEUS, AGRICULTOR DA VINHA, CONTINUE CUIDANDO DE NÓS COM TODO O AMOR NECESSÁRIO PARA CRESCERMOS FORTES E SAUDÁVEIS E QUE NÓS NOS ALIMENTEMOS SEMPRE COM A SEIVA DE VIDA OFERTADA POR JESUS ATRAVÉS DE SUA PALAVRA. PRODUZAMOS SEMPRE FRUTOS SABOROSOS E EM ABUNDÂNCIA DE MODO A SERMOS RECONHECIDOS COMO DISCÍPULOS DO SENHOR! ASSIM SEJA!


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página