Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Porque Deus me escolheu, sendo eu fraco e pecador?


Aos pequeninos de Deus. Gigantes do combate.

19“Disse-lhes Jesus: ‘Eis que vos dei poder para pisar serpentes, escorpiões e todo o poder do inimigo. 20Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus.’ 21Naquela mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: ‘Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelastes aos pequeninos. Sim, Pai, bendigo-te porque assim foi do teu agrado. 23E voltou-se para os seus discípulos, e disse: ‘Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes, 24pois vos digo muitos profetas e reis desejaram ver o que vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não ouviram.’”

Quantas vezes sentimos dúvidas sobre nosso valor cristão... Quantas vezes não compreendemos porque Deus escolhe pessoas com tantos pecados e fraquezas para serem seus servidores e semeadores do Reino. A passagem citada acima revela de maneira discreta o motivo dessa realidade.

Jesus não veio para os sãos, mas para os doentes. Entre esses doentes estão incluídos os que recebem a Palavra e também os que a semeiam. Pois o que é o cristão convertido senão um pecador que se encontrou com a graça de Deus? Só há conversão, se houver pecado. Se não há pecado, não há conversão, mas também não há humanidade, pois só o Divino está livre do pecado.

Pensando assim, faz sentido aquela famosa frase, conhecida de quase todos: “Deus não escolhe os capacitados. Capacita os escolhidos.”

Isso acontece porque a misericórdia de Deus quer que cresçamos na fé. Se não houver obstáculos para superar, também não há aumento da fé. Quem melhor que o pecador (convertido) para falar aos pecadores sobre o Reino de Deus? Aquele que conheceu as fraquezas pode falar com muito mais propriedade para aqueles que ainda permanecem no erro. Não serão palavras teóricas. Serão palavras sentidas e vividas por quem já teve a experiência do pecado.

Jesus percebe essa grandeza e alegra-se com esse amor de Deus que prefere revelar-se aos pequenos. Ele diz “pequenos” e não “santos”. São pequenos na fé, que aprendem a grandeza da humildade e se encontram com a imensidão do amor misericordioso de Deus, que deseja a plenitude do ser humano. De que valeria falar que Deus prefere os pobres e humildes, se Ele não revelasse sua sabedoria também a esses pobres e humildes?


São pobres de fé e humildes de conhecimento, mas que tem a bênção de se tornarem instrumentos do Senhor. Vêem e ouvem o que muitos reis e profetas quiseram ver e ouvir e não puderam. Quem melhor que os profetas, ricos na fé, para semear as maravilhas do Reino? Quem melhor que os reis, ricos no conhecimento, para levar a Palavra de Deus?

QUEM...?

OS PEQUENINOS DO REINO! Você e eu!

São alguns os santos que viveram uma vida “livre” do pecado. Mas eles são pouquíssimos, se comparados com a quantidade de santos que conheceram o pecado a fundo, mas preferiram a graça de Deus.
É preciso ter seu pecado lançado em face, para que, convertido, você possa contemplar a face de Cristo.

Muitas vezes desanimamos por não nos acharmos dignos de servir a Deus e nesse desânimo vamos perdendo a pouca fé que nos resta. Deus não te escolheria sem motivo. Ele conhece tudo. O passado, o presente e o futuro. Ele sabe de todas as suas fraquezas e pecados, mesmo os que ainda não cometeu. MAS ELE TE ESCOLHEU!

VAMOS REFLETIR

Uma pessoa que vive nas drogas e na prostituição, ao encontrar-se com Deus, deseja grandemente sair daquela condição de miséria espiritual porque encontrou algo maior. 

Ao mudar de vida, seus novos pecados são a vaidade e a rispidez. A pessoa ainda se sente muito distante de Deus, mesmo tendo mudado de vida. Isso acontece porque o serviço para o Reino de Deus é como uma escada imensa. Nós estamos na base, fracos, caídos, até que Deus nos chama alegre, do alto da escada. Subimos alguns degraus e logo desanimamos porque percebemos que ainda falta muito para chegar a Deus.
Nosso desânimo nos faz perder as forças. Torna-nos cegos e surdos.


NÃO VEMOS MAIS DEUS, NEM OUVIMOS SEU CHAMADO ALEGRE COMO OS PROFETAS E REIS DESEJARAM TER VISTO E OUVIDO.

Então começamos a descer os poucos degraus que subimos.

Não nos enganemos. É SATANÁS QUE QUER NOS APRISIONAR NO CHÃO. E ELE SÓ CONSEGUE ISSO ATRAVÉS DO NOSSO DESÂNIMO.

Se somos os “pequeninos de Jesus” devemos ter a humildade de reconhecer que Deus está no topo da escada porque é perfeito. E nós somos seres incompletos.

Jesus disse para nos alegrarmos, não com os prodígios realizados através do Espírito, mas com nossos nomes escritos nos céus. Então nos alegremos não com a quantidade de degraus subidos, mas com o fato de estarmos subindo rumo a um Deus que nos chama alegre, vendo-o e ouvindo-o através da Eucaristia e da Palavra.
 
Não importa se vamos devagar. Deus chamou homens e não cavalos de corrida.
Se os profetas persistiram e enfrentaram o desânimo, mesmo sem ver e ouvir o que vemos e ouvimos, então façamos de nós mesmos instrumentos de visão e escuta da Palavra de Deus nesse mundo.
 
Que o mundo veja em nós o Espírito Santo de amor. E ouça em nossas palavras, as Palavras do Salvador.

Comentários

  1. lindo essas palavras tem td a ver comigo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém! Que você seja sim esse instrumento Deus no mundo!

      Excluir
    2. Graças a Deus que um abençoado nos deixou este texto para refletir um pouco sobre a vida de pecador da qual me enquadro perfeitamente. Louvado seja Deus! Não conheço o servo do Senhor que desenvolveu este texto, mas tenho certeza que o Todo Poderoso o conhece e o recompensará pela linha de pensamento de grande valor deixada neste espaço e observada por mim, me fez sentir melhor e entender um pouco mais sobre a vida. Muito obrigado!

      Excluir
    3. Amém! Fico bastante contente de receber essas palavras. Pessoas como você nos mostram que o trabalho gera frutos e deve ser continuado. Fico contente também porque aqui nós podemos ver claramente aquela passagem de 1Pd 5,9-10:
      "Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós.
      10. O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará.".

      Não estamos sós, irmã(o). Mesmo, talvez, longe e sem nos conhecermos partilhamos da mesma fé e isso nos aproxima e nos fortalece. Deus abençoe

      Excluir
  2. DEus abençoe a todos...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. o senhor és humilde e manso, quando estou sozinho me alegro em sua presença para adora-lo.... todos da minha familia contra mim pelo evangelho de Deus ... sempre dizem que sou hipocrita.... no natal passei vergonha perante todos numa mesa grande.... eram quase todos, e eu falando sobre deus a eles , e eles me regeitaram, e falaram que sou hipocrita e rude e exaltado. sou apenas um menino fraco e pobre de coraçao, tenho 16 anos. e sou o escolhido da minha familia para salva-la. posso naquele que me fortalece" ..... rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael, você parece ser sim um jovem que busca Deus. Não desanime. Jamais desista. Se sua família lhe chama de hipócrita e rude é porque não partilham do mesmo sentimento religioso que você. Ai não adianta falar. Cada um tem um tempo para sua conversão. Seja manso e humilde como você disse que Jesus é: manso para aceitar certas provocações que certamente ocorrem e ocorrerão; e humilde para saber que a conversão deles não depende dos seus esforços, mas da abertura do coração deles e da graça de Deus. A melhor forma de que você dispõe para evangelizá-los é o seu ser, seu agir. Viva a alegria de ser de Deus. Seja alguém amável. Ninguém vai querer se converter para ficar igual a um "rude, exaltado". Mas se seu amor por Deus transparecer nas suas atitudes com seus familiares, algo vai mudar neles, mesmo que demore. Não se preocupe tanto em ser "o escolhido" para convertê-los. Deus pode convertê-los na hora que quiser, da forma que quiser. Ele não precisa do seu "trabalho", ele precisa de você. Reze e viva essa alegria cristã e confie sua família a Deus. O mais Ele fará.

      Excluir
    2. Minha situação é muito parecida com a sua!
      Eu também passo por isso sempre...
      Mas não nos desanimemos, pois Deus quer isso de nós, nos escolheu para levar a palavra para aqueles que ainda estão cegos.
      Não se sinta envergonhado jamais, deixem falarem o que quiserem, pois Deus te escolheu pra isso.
      Jejus que era Jesus foi negado e crucificado pela incredibilidade de seu povo, nos temos que nos sentir lisonjeados para tal missão que o pai nos deu.
      Quanto tal sentimento me vem à cabeça eu lembro dessa frase que Jesus disse e logo sigo em frente com minha missão.
      "Mas aquele que me negar diante dos homens, eu também o negarei diante do meu Pai que está nos céus.”

      Excluir
  5. Eu agradeço todos os dias por esse presente maravilhoso que o Senhor nos deu que é a salvação!
    Às vezes me pergunto...
    Pq será que Deus me escolheu?
    Sou tão imperfeita, tenho tantos pecados, fiz tantas coisas erradas...
    O que será que ele quer de mim?
    Sei que não terei uma resposta concreta para todas essas perguntas, porém, mesmo eu sendo tão imperfeita ele viu algo especial em mim, isso me alegra!
    Decidi me entregar de corpo, alma e espírito para Jesus e sei que ele tem grades planos pra mim.
    Se há em vc uma vontade de se entregar, uma vontade de conhecer mais a palavra, uma vontade de fazer tudo diferente vá em frente pois ele está te chamando!

    ResponderExcluir
  6. Deus é maravilhoso!
    Creiam na sua palavra e obedeçam!
    Coloque Deus em primeiro lugar em tudo e todas as outras coisas ele te concederá!

    ResponderExcluir
  7. Bem... Confesso que eu sou uma pessoa ruim, não agrado minha mãe e às vezes nem Deus, não me importo com os outros, nunca tomo iniciativa de nada, de vez em quando fico me indagando "por que deus me escolheu? Tantas pessoas melhores pra colocar no meu lugar"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página