Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

O amor de Deus e a alegria de Jesus


Jo 15, 9-11


9. Como o Pai me ama, assim também eu vos amo. Perseverai no meu amor.
10. Se guardardes os meus mandamentos, sereis constantes no meu amor, como também eu guardei os mandamentos de meu Pai e persisto no seu amor.
11. Disse-vos essas coisas para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.


REFLETINDO


Jesus começa falando de uma sequência toda especial. É a sequência do amor. O amor que vem de Deus Pai, passa pelo Filho e o preenche de tal modo que o Filho ama do mesmo modo que o Pai. Mas esse sentimento não para por ai. Jesus nos convida a perseverar em Seu amor. Ele nos convida a amar como Ele também nos ama.

“Amai-vos uns aos outros. Como eu vos tenho amado, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.” (Jo 13,34)

Logo percebemos que o amor que vem de Deus Pai não é estático, parado, morto. Ele é dinâmico e se alastra por todos os lugares, por todas as pessoas.

O amor do Senhor é como um remédio para a lavoura. Quando uma grande plantação está tomada por pragas que vão destruindo a vida plantada é necessário colocar remédio. Então contrata-se um “piloto-médico”, que vem de avião jogar o remédio sobre a plantação.

Jesus é esse médico que vem nos curar das nossas enfermidades físicas, espirituais, emocionais e psíquicas. E Ele faz isso difundindo por sobre todos nós o amor do Pai, que vem do alto, passa pelo Filho, se derrama sobre todos nós e nos convida a espalhá-lo para todos aqueles que estão doentes e ainda não conhecem esse bálsamo de cura tão especial.

São Paulo já falava desse amor, como sendo a caridade com o irmão. É o dom pelo qual tudo foi feito e sem o qual nada somos. É o dom que faz o elevado se abaixar e dá ao caído a força para se levantar.

“11. O maior dentre vós será vosso servo.
12. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado.” (Mt 23)

Lembramos ainda o Salmo 132, que mostra como esse amor fraterno, dom de Deus e remédio para nossos males, se espalha por sobre todos, vindo sempre de cima para baixo e se espalhando por todos, como o bálsamo que se derrama sobre as feridas.

“1. Oh, como é bom, como é agradável para irmãos unidos viverem juntos.
2. É como um óleo suave derramado sobre a fronte, e que desce para a barba, a barba de Aarão, para correr em seguida até a orla de seu manto.
3. É como o orvalho do Hermon, que desce pela colina de Sião; pois ali derrama o Senhor a vida e uma bênção eterna.”

Jesus continua mostrando algo interessante. Esse amor muitas vezes pressupõe decisão, firmeza, coragem, constância. É preciso perseverar, persistir, ir além, quebrando barreiras e transpondo problemas, como Ele mesmo fez, persistindo no amor do Pai (v.10).

Se fizermos isso, a alegria dEle estará conosco. E a alegria de Jesus é uma alegria verdadeira, plena. Uma alegria que tem como critério, não as coisas materiais, mas as bênçãos de Deus manifestadas em nossas vidas que nos conduzem para a plenitude da vida.

20. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos estão sujeitos, mas alegrai-vos de que os vossos nomes estejam escritos nos céus.
21. Naquele mesma hora, Jesus exultou de alegria no Espírito Santo e disse: Pai, Senhor do céu e da terra, eu te dou graças porque escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. (Lc 10)

DESSA FORMA, NOSSA ALEGRIA É COMPLETA E SOMOS CAPAZES DE TESTEMUNHAR AO MUNDO ESSE AMOR, BÁLSAMO QUE CURA, QUE VEM DE DEUS. QUE O SENHOR NOS PREENCHA COM A ALEGRIA QUE VEM DELE E NOS FAÇA PERSEVERAR EM SEU AMOR. ASSIM SEJA!


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página