Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Evangelização - Características de um pregador cristão


Jo 12,44-50


44. Entretanto, Jesus exclamou em voz alta: Aquele que crê em mim, crê não em mim, mas naquele que me enviou;
45. e aquele que me vê, vê aquele que me enviou.
46. Eu vim como luz ao mundo; assim, todo aquele que crer em mim não ficará nas trevas.
47. Se alguém ouve as minhas palavras e não as guarda, eu não o condenarei, porque não vim para condenar o mundo, mas para salvá-lo.
48. Quem me despreza e não recebe as minhas palavras, tem quem o julgue; a palavra que anunciei julgá-lo-á no último dia.
49. Em verdade, não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele mesmo me prescreveu o que devo dizer e o que devo ensinar.
50. E sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que digo, digo-o segundo me falou o Pai.


REFLETINDO


Jesus, ao falar de si mesmo, nos oferece também um modelo do comportamento cristão na evangelização. Vejamos um pouco sobre como devemos evangelizar em nossos serviços religiosos, sobretudo o pregador:

AQUELE QUE CRÊ EM MIM, CRÊ NÃO EM MIM, MAS NAQUELE QUE ME ENVIOU: Devemos ter compromisso com a Palavra, de modo que quando alguém acreditar em nossas palavras esteja acreditando também na Palavra de Deus.

Isso quer dizer que devemos adquirir o hábito de ler, estudar, refletir e viver a Palavra de Deus. Devemos adquirir o hábito de falar sobre a Palavra de Deus no nosso dia-a-dia. É como diz o ditado católico:

“A BOCA FALA AQUILO DE QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO”

É um ciclo contínuo, onde Falar da Palavra faz encher o coração de alegria, de entusiasmo, das coisas de Deus. E um coração cheio das coisas de Deus faz encontrar a satisfação em Falar, Estudar, Refletir e Viver a Palavra.

AQUELE QUE ME VÊ, VÊ AQUELE QUE ME ENVIOU: Quantas e quantas vezes somos tentados com a vaidade de quem “exerce uma função” no grupo ou na igreja. Somos tentados a acreditar que viramos o centro das atenções. Que somos melhores que o “fulano” ou o “beltrano” porque eles não sabem fazer aquilo da mesma forma que eu.

Há ainda a situação em que, ao sair das atividades religiosas, a pessoa “esquece” que é cristã e faz tudo pelo avesso. É o católico de publicidade, que só faz a propaganda, mas não faz o que diz. É uma anta em pele de cordeiro.

É preciso que nós aprendamos a refletir o Cristo Ressuscitado. Manifestá-lo através de nossas palavras, nossos atos, nossa alegria, nossa fé...

DEVEMOS TER CUIDADO COM O QUE FAZEMOS PARA QUE NOSSA VIDA CRISTÃ NÃO SEJA UMA FARSA E SIM UM TESTEMUNHO DO AMOR E DA GRAÇA DE DEUS. SEJAMOS REFLEXOS DE CRISTO PARA NOSSOS IRMÃOS.

EU VIM COMO LUZ AO MUNDO: O cristão é uma chama que deve brilhar. Por isso também não pode ser ocultado. É uma responsabilidade muito bonita que nos foi confiada.

“15. nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa.
16. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus.”

Se por um lado já vimos que não podemos ser o centro das atenções, por outro lado devemos transparecer a graça de Deus em nossas vidas.


É COMO UMA VITRINE DE UMA JOALHERIA. A VITRINE ESTÁ ALI, MAS ELA NÃO É O FOCO DAS ATENÇÕES, É APENAS UM MEIO PELO QUAL SE VÊ A JOIA. SE A VITRINE ESTIVER SUJA, ELA ACABA DISTRAINDO AS PESSOAS E MESMO ATÉ TRANSMITINDO UMA IMAGEM FEIA DA JOIA. MAS SE ESTIVER LIMPA, MESMO SEM SER NOTADA, TERÁ REALIZADO SUA ESSÊNCIA QUE É EXPOR TODA A BELEZA E VALOR DO OBJETO VALIOSO.

SE ALGUÉM OUVE AS MINHAS PALAVRAS E NÃO AS GUARDA, EU NÃO O CONDENAREI: Quantas vezes também somos tentados a condenar as pessoas porque elas não nos ouvem ou porque não seguem os nossos mesmos princípios religiosos.

Jesus, muito educadamente, fere nossa vaidade. SE ELE NÃO CONDENA AQUELES QUE NÃO GUARDAM SUAS PALAVRAS, QUEM PODERIA CONDENAR? Ele mesmo não veio para condenar o mundo, mas para salvá-lo, então nós também deveremos nos preocupar apenas em semear a Palavra de Salvação. A condenação ficará a cargo da própria Palavra anunciada.

NÃO FALEI POR MIM MESMO... O QUE DIGO, DIGO-O SEGUNDO ME FALOU O PAI: Por fim, não podemos anunciar a nossa própria palavra, mas a Palavra de Deus. Corremos sempre o risco de falar “o que eu acho”, mas devemos estar bem fundamentados na Palavra para sair dos “achismos” e anunciar a o que Deus quer. Não adianta fazer um breve e isolado momento de pesquisa e depois deixar a Palavra de lado.


TALVEZ AI ESTEJA O DOM DE PREGAR A PALAVRA DE DEUS. O VERDADEIRO PREGADOR NÃO PASSA HORAS DECORANDO UM DISCURSO FEITO COM BASE NAS IDEIAS QUE ELE ORGANIZOU. O VERDADEIRO PREGADOR ESTUDA CONTINUAMENTE A PALAVRA, PARA SEU CRESCIMENTO PESSOAL E, NO MOMENTO DE ANUNCIAR A PALAVRA, SEU CORAÇÃO CONSEGUE RECORDAR AS PALAVRAS DO PAI DE FORMA AMPLA, ESTRUTURADA E EFICAZ. AI SIM, SE FAZ NECESSSÁRIO APENAS UMA BREVE PREPARAÇÃO, POIS A BASE SÓLIDA DA PREGAÇÃO JÁ FOI ADQUIRIDA NO DIA-A-DIA.

QUE O SENHOR JESUS NOS ENSINE A SEMPRE SERMOS VITRINES DE SEU AMOR E SUA GRAÇA, AGINDO E PREGANDO NÃO POR NÓS MESMOS MAS PELO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página