Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Vocação de Levi (O chamado de Jesus provoca mudança)


Mc 2,13-17

13. Jesus saiu de novo para perto do mar e toda a multidão foi ter com ele, e ele os ensinava.
14. Quando ia passando, viu Levi, filho de Alfeu, sentado no posto da arrecadação e disse-lhe: "Segue-me." E Levi, levantando-se, seguiu-o.
15. Em seguida, pôs-se à mesa na sua casa e muitos cobradores de impostos e pecadores tomaram lugar com ele e seus discípulos; com efeito, eram numerosos os que o seguiam.
16. Os escribas, do partido dos fariseus, vendo-o comer com as pessoas de má vida e publicamos, diziam aos seus discípulos: "Ele come com os publicamos e com gente de má vida?"
17. Ouvindo-os, Jesus replicou: "Os sãos não precisam de médico, mas os enfermos; não vim chamar os justos, mas os pecadores."

REFLETINDO

Jesus novamente chama alguém à beira do caminho, à margem. Ele chama Levi, cobrador de impostos. Ele senta com Levi e numerosos pecadores. Mais do que isso, ele senta à mesa e come com eles. Isso é algo importante.

O gesto de sentar à mesa e comer com alguém indicava (e indica até hoje) familiaridade, bem-estar, amizade... Jesus se faz amigo dos pecadores. Divide a refeição com eles. Da mesma forma Jesus senta com 12 discípulos, antes de sua prisão e profere:

15. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz seu senhor. Mas chamei-vos amigos, pois vos dei a conhecer tudo quanto ouvi de meu Pai.
16. NÃO FOSTES VÓS QUE ME ESCOLHESTES, MAS EU VOS ESCOLHI E VOS CONSTITUÍ para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. Eu assim vos constituí, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vos conceda.” (Jo 15,15-16)

Jesus deixa claro que não somos nós que o escolhemos, mas Ele que nos escolhe e chama. Nós apenas damos a resposta ao chamado dEle. Sempre é Jesus que chama seus discípulos. Assim aconteceu com Levi, que respondeu ao chamado de Jesus, pondo-se em pé e seguindo-o.

Façamos como Levi. Não percamos tempo pensando nos nossos problemas, nos nossos pecados. Jesus está chamando. Vamos sair desse comodismo da fé. Vamos nos levantar e seguí-Lo. Vamos preparar a mesa para o Mestre. Mais ainda, vamos chamar outros para virem comer do banquete espiritual ministrado por Jesus.

Vamos saciar a fome do nosso espírito. Jesus quer partilhar não só o alimento, mas a vida. As tristezas e as alegrias, os fracassos e as vitórias, as misérias e as riquezas da nossa vida. Ele quer dá vida em abundância para produzirmos bons frutos. E isso simplesmente porque Ele nos escolheu.

Não adianta desanimar por nossos pecados, pois Jesus nos escolheu sabendo de todos eles. Ele nos ESCOLHE E CONSTITUI. Não nos preocupemos em esperar sermos melhores para poder seguí-Lo, pois é seguindo a Jesus que Ele vai nos constituindo homens e mulheres de fé.

Não importa o que dizem os fariseus. Sejamos amigos de Jesus, mesmo sendo pecadores. Se não há homem que não seja pecador, então sejamos PECADORES QUE SE FAZEM AMIGOS de Jesus, e não AMIGOS QUE SE ACOSTUMAM EM SER PECADORES... Que traem a amizade de Jesus.

Mas mesmo traindo-o algumas vezes, lembremos que foi Ele que nos escolheu e sempre é hora de levantar-se e dizer novamente SIM, JESUS. EU QUERO SENTAR À MESA CONTIGO E PARTILHAR MINHA VIDA.

Deus nos Abençoe!
Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página