Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Descartes e a Existência de Deus


Quem disse que os grandes pensadores são inimigos de Deus? É certo que existem filósofos que questionam a existência de Deus, mas nem todos pensam assim. Prova disso é René Descartes, filósofo, físico e matemático. Em sua obra Discurso do Método, Descartes mostra através do pensamento científico que Deus existe sim e que negar a existência de Deus é algo irracional e contraditório.

[...] ciente de que conhecia algumas perfeições que eu não tinha, não era o único ser que existia, mas que devia necessariamente haver algum outro mais perfeito, do qual eu dependesse e de quem tivesse recebido tudo o que possuía. De fato, se eu fosse sozinho e independente de qualquer outro, de modo que tivesse recebido, de mim próprio, todo esse pouco pelo qual participava do Ser perfeito, poderia receber de mim, pelo mesmo motivo, todo o restante que sabia faltar-me e ser assim eu próprio infinito, eterno, imutável, onisciente, todo-poderoso e, enfim, ter todas as perfeições que podia perceber existirem em Deus.

Como podemos ver, Descartes mostra, através do raciocínio lógico-científico, que se nós não precisamos da existência de Deus para sermos o que somos, seres imperfeitos, então poderíamos da mesma forma atingir a perfeição por nosso próprio esforço. O que é impossível. Se não necessitássemos de Deus para o pouco que somos, por nos julgarmos fortes e capazes, então poderíamos ser muito melhores unicamente por nosso esforço também. Como na realidade isso não se verifica, Descartes deixa provado que Deus existe, que é perfeito e que precisamos dEle.

Descartes é um exemplo de pensador que não separa ciência e fé, mas que mostra que ambas devem andar de mãos dadas. Se a ciência é dom do Espírito Santo dado por Deus aos homens, então não tem sentido querer separá-la da fé. Ao contrário, devemos nos utilizar da ciência para solidificar ainda mais nossa fé, sempre tendo como referência o Deus Criador de todo o universo.

Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página