Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Cura de um Leproso (Fé humilde)


Lc 5,12-16

“12. Estando ele numa cidade, apareceu um homem cheio de lepra. Vendo Jesus, lançou-se com o rosto por terra e lhe suplicou: Senhor, se queres, podes limpar-me.
13. Jesus estendeu a mão, tocou-o e disse: Eu quero; sê purificado! No mesmo instante desapareceu dele a lepra.
14. Ordenou-lhe Jesus que o não contasse a ninguém, dizendo-lhe, porém: Vai e mostra-te ao sacerdote, e oferece pela tua purificação o que Moisés prescreveu, para lhes servir de testemunho.
15. Entretanto, espalhava-se mais e mais a sua fama e concorriam grandes multidões para o ouvir e ser curadas das suas enfermidades.
16. Mas ele costumava retirar-se a lugares solitários para orar.”

É lindo o que esse leproso faz. Ele lança-se aos pés de Jesus com o rosto por terra e diz: “Senhor, se queres, podes limpar-me.”
Ao dizer isso, esse leproso está, ao mesmo tempo, dizendo quem é Jesus, afirmando sua própria humildade, bem como o poder do Salvador.

Senhor: Devemos reconhecer Jesus como Senhor de nossas vidas. Não devemos temer. O leproso é o primeiro a ir ao encontro de Jesus para conseguir benefício próprio. Anteriormente Jesus havia curado um possesso que encontrou no templo (Lc 4,31-37) e a sogra de Pedro, após terem intercedido por ela (Lc 4,38-44). O leproso, mesmo sendo excluído severamente da sociedade, corre até Jesus e proclama-o como Senhor. É o ato de quem reconhece em Jesus a única fonte para sua salvação.

Se queres: O leproso não ordena a Jesus que o cure. Não espera a cura como um presente por tê-lo chamado de Senhor. A mesma humildade que o faz reconhecer Jesus como Senhor, o faz também compreender que não se pode mandar na vontade divina. Tal humildade se mostra como um grande amor que o faz correr para Jesus, mesmo sendo incerta a sua cura. É amor que o faz correr mesmo em meio à duvidas. Mas um amor confiante que reconhece em Cristo a cura e a libertação.

Podes limpar-me: Aquele homem reconheceu em Jesus um poder salvífico. Ele sabe que Jesus tem poder para operar milagres em sua vida. Após proclamar o Cristo como Senhor e colocar seu desejo e condição humana nas mãos dEle, o leproso afirma o poder de Jesus. Mas o Messias faz mais do que curar as feridas do corpo e cura também as feridas da alma. Ele purifica aquele homem da lepra e manda-o ao sacerdote para que seja curada também sua ferida afetiva aberta pela exclusão da sociedade. Jesus Salvador restabelece a saúde do corpo e do coração. Cura e nos faz superar quaisquer problemas.

CONCLUSÃO: Manifestemos a Deus nossa humildade, proclamando-o como Senhor de nossas vidas. Confiemos na bondade e no amor misericordioso de Deus. Entreguemos a Ele nossas preocupações, acreditando que Ele as resolverá no tempo oportuno, e proclamemos sua força redentora. Esses são os primeiros passos para pedir uma bênção a Deus.
 
Deus nos Abençoe!
Tayson Queiroz

Comentários

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página