Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Sobre o Significado da Cruz e o Uso do Crucifixo



Muitas vezes nós católicos somos questionados sobre o uso de uma “cruz pendurada no pescoço”. Ou ainda, sobre “porque fazer um sinal de cruz”. Mesmo 2000 anos depois da morte e ressurreição de Jesus a cruz ainda causa escândalo a muitos.

São vários os motivos para essa devoção. E não há ai nada de tolice. Não se trata de definir se Cristo está morto ou ressuscitado, porque é fato para todos os católicos que Jesus ressuscitou. Para entender melhor o porquê da devoção à Santa Cruz, vamos recorrer à Palavra:

“Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.” (Mt 10,38)
Aquilo que era sinal de vergonha se torna, para os cristãos, sinal da dignidade de seguir a Cristo.

“Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16,24)
A cruz implica renúncia de si mesmo, por isso tantos não a querem. Mas não é possível seguir Jesus sem aceitar a cruz.

“Tu, que destróis o templo e o reconstróis em três dias, salva-te a ti mesmo! Se és o Filho de Deus, desce da cruz!” (Mt 27,40)
Para alguns a salvação está longe da cruz, mas Jesus realiza o plano salvífico por meio dela. Os que passavam negavam a filiação divina de Jesus por causa da cruz, e não entendiam o que ali acontecia.

“Se é rei de Israel, desça agora da cruz e nós creremos nele!” (Mt 27,42)
Para os sacerdotes, escribas e anciãos não era possível acreditar em um Rei pregado na cruz. A ideia de um Messias que sempre vencesse e que acabasse com o sofrimento e a dor não era compatível com a cena que eles viam. Esqueciam-se das tantas profecias sobre os sofrimentos do Messias para a salvação da humanidade.

“Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar o Evangelho; e isso sem recorrer à habilidade da arte oratória, para que não se desvirtue a cruz de Cristo.” (1Cor 1,17)
A cruz é sinal de virtude. A virtude do Amor que se doa, da Fé que confia no amor do Pai e da Esperança da salvação.
Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade. (1Cor 13,13)”

“A linguagem da cruz é loucura para os que se perdem, mas, para os que foram salvos, para nós, é uma força divina.” (1Cor 1,18)
Aqui se responde à afirmação de que Jesus é um Deus vivo que venceu a morte. A cruz não é sinal de morte, mas de força divina, que suporta sobre si o castigo de toda a humanidade por amar ao extremo.

“Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. ESTOU PREGADO À CRUZ DE CRISTO.” (Gl 2,19)
A cruz é sim sinal de morte, mas de morte para o pecado. Quem vive para Deus tem na cruz um sinal de fidelidade a Deus e desapego com as coisas mundanas.

“12. Os que vos obrigam à circuncisão são homens que se querem impor, só PARA NÃO SEREM PERSEGUIDOS POR CAUSA DA CRUZ DE CRISTO.
13. Pois nem os próprios circuncisos observam a lei. E se fazem questão de que vos mandeis circuncidar, é para terem motivo de se gloriarem na vossa carne.
14. Quanto a mim, NÃO PRETENDO, JAMAIS, GLORIAR-ME, A NÃO SER NA CRUZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo.” (Gl 6)
Alguns se apegam à prescrições para evitar o compromisso com a cruz, mas ela é sinal de glória para os que a aceitam.

“Porque há muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se portam como inimigos da cruz de Cristo.” (Fl 3,18)
Os pecadores, inimigos de Deus, são chamados de inimigos da cruz, portanto a cruz representa o próprio Cristo e seu sacrifício redentor.

“Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz.” (Cl 2,15)
A cruz não é sinal de derrota, mas de triunfo.

“Em vez de gozo que se lhe oferecera, ele suportou a cruz e está sentado à direita do trono de Deus.” (Hb 12,2)
Muitos preferem apenas as delícias, as vitórias, as alegrias da vida, mas Jesus suportou a cruz e, por isso, recebeu em recompensa o lugar à direita do Pai.

Além de tudo isto, temos os relatos históricos de tantos e tantos santos que se livraram de perigos e tentações por meio do sinal da cruz.

QUE O SENHOR NOS ENSINE A COMPREENDER O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA CRUZ, SEU PODER REDENTOR E ENTENDER QUE A ADESÃO À CRUZ É UM ATO DE AMOR E FIDELIDADE!



Tayson Queiroz

Comentários

  1. eu vendo essa cruz em prata e em ouro
    http://www.marciojoalheiros.com.br/produto/crucifixo-bizantino-de-sao-damiao-prata-950/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página