Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

O combate da humildade

Mt 3, 13-15


13. Da Galiléia foi Jesus ao Jordão ter com João, a fim de ser batizado por ele.
14. João recusava-se: Eu devo ser batizado por ti e tu vens a mim!
15. Mas Jesus lhe respondeu: Deixa por agora, pois convém cumpramos a justiça completa. Então João cedeu.


Gostaria de ressaltar aqui a humildade de João Batista diante de um Jesus que procura o batismo e a humildade de Jesus que se deixa mergulhar nas águas de um João, que se veste com peles de animais e come gafanhotos e mel silvestre (Mt 3,4). Quero tratar não sobre o batismo em si, mas sobre o "SABER RECONHECER QUE EU TAMBÉM PRECISO MERGULHAR NA REALIDADE QUE O OUTRO OFERECE". Parece lógico negar-se a batizar Jesus, o Filho de Deus. Mas no dia-a-dia não é bem o que acontece. Acostumamo-nos com uma posição de liderança ou de conhecimento na comunidade, na família, no trabalho. Arrogamos para nós o poder da infalibilidade e perdemos a capacidade de enxergar Jesus no outro. Perdemos a capacidade de APRENDER com o outro. Pessoas simples, que na sua simplicidade, tem tanto a ensinar, passam por nós sem que os notemos ou valorizemos.

João nega-se a batizar Jesus, por se reconhecer pequeno diante Dele. Jesus insiste pelo batismo para dar o exemplo do servidor. Que bela disputa de humildade! A justiça só é completa quando todos aprendem a ser pequenos e humildes (v.15). Muitos pregam que justiça social é tirar de quem tem mais para dar a quem tem menos, menos que seja forçado. Mas a justiça de Jesus consiste em reconhecer-se pequeno para enxergar a grandeza de Deus e dos irmãos.

QUE O SENHOR JESUS E SÃO JOÃO BATISTA NOS ENSINEM A TRAVAR O COMBATE DA HUMILDADE E A SABER MERGULHAR COM DELICADEZA E AMOR NA REALIDADE DOS IRMÃOS.



Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página