Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

O dever de ser cristão - Contra a Indecisão e a Tibieza


Rm 10


10. É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação.


REFLETINDO


São Paulo mostra que não basta acreditar, é preciso professar aquilo em que se acredita para chegar à salvação. Certamente porque uma fé autêntica inflamará, aquecerá nossos corações e nos fará proclamar a glória do Senhor. Desse modo Ele dirá também a nós:

“A tua fé te salvou”

como disse para a mulher hemorroísa (Mc 5,34), o cego Bartimeu (Mc 10,52), a adúltera de Naim (Lc 7,50) e o leproso da Samaria (Lc 17,19).

Por outro lado, aquele que se esquiva de professar sua “fé” não o faz por pacifismo ou concórdia, como quem quer evitar discussões inúteis, mas por falta de confiança em suas próprias crenças ou falta de coragem para defender a fé da Igreja, que tem uma singular história de perseguições.

É muito cômodo dizer que todas as religiões são erradas e que, por isso, não se faz parte de religião nenhuma, ou pior, não se acredita em Deus, mas apenas em uma “força superior”... Na verdade esse é o discurso de quem não tem a coragem de assumir um posicionamento firme com todas as suas consequências, como a perseguição, calúnia ou a zombaria.

É claro, porém, que essas pessoas devem ser respeitadas com seus pontos de vista. O fato de ter essa linha de pensamento não significa que essas pessoas sejam más ou piores mas, talvez, apenas não tenham suficiente conhecimento ou disposição espiritual, sendo dominados por uma tibieza ou acídia (preguiça espiritual).

Aqueles que assumem a fé, porém, devem sempre se fortalecer no combate da oração (Catecismo da Igreja Católica 2725), para poderem ter a coragem necessária para professar e defender as razões da nossa fé (1Pd 3,15)

Como diz Santo Agostinho e o papa Bento XVI lembra na Carta Apostólica Porta Fidei, sobre o Credo:

“O símbolo do santo mistério, que recebestes todos juntos e que hoje proferistes um a um, reúne as palavras sobre as quais está edificada a fé da Igreja, nossa Mãe, apoiada no alicerce seguro que é Cristo Senhor. E vós o recebestes e proferistes, mas deveis tê-lo sempre presente na mente e no coração, deveis repeti-lo nos vossos leitos, pensar nele nas praças e não o esquecer durante as refeições; e, mesmo quando o corpo dorme, o vosso coração continue de vigília por ele.”

Para ratificar tudo que aqui foi dito, um estudo feito na Inglaterra mostrou que pessoas espiritualizadas, mas que não seguem uma religião, são mais propensas a terem transtornos. Para saber mais clique AQUI.

QUE O SENHOR NOS CONCEDA O DOM DA FÉ E UMA ESPIRITUALIDADE AGUÇADA, PARA QUE AS PALAVRAS DO CREDO SEJAM UMA VERDADE CONSTANTE EM NOSSAS VIDAS. ASSIM SEJA!


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página