Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

O Combate dos Anjos e dos Homens


Durante participação no programa Oitavo Dia da Canção Nova, no dia 19/01/2013, o Pe. Paulo Ricardo falou sobre os Santos Anjos.



A partir das palavras dele estenderemos uma rápida reflexão. Entre tantas coisas que falou, ele disse que:

- Os anjos são os seres celestes mais próximos dos seres humanos, mas ainda assim são enormemente superiores.
- A batalha entre os anjos bons e os anjos rebeldes foi uma batalha de convencimento sobre a obediência e o amor a Deus.

7. Houve uma batalha no céu. Miguel e seus anjos tiveram de combater o Dragão. O Dragão e seus anjos travaram combate,
8. mas não prevaleceram. E já não houve lugar no céu para eles.
9. Foi então precipitado o grande Dragão, a primitiva Serpente, chamado Demônio e Satanás, o sedutor do mundo inteiro. Foi precipitado na terra, e com ele os seus anjos. (Ap 12)

- O pecado é uma realidade original dos anjos (desobedientes), que, desde o início da humanidade, tentam fazer com que os homens participem dessa mesma desobediência.
_______________________

A partir dessas ideias transmitidas pelo Pe. Paulo Ricardo e o texto do Apocalipse podemos fazer uma rápida reflexão:

Por sua desobediência Satanás e seus seguidores não tiveram mais lugar no céu e foram precipitados... na terra. Desse modo, não podendo mais perverter outros anjos para a desobediência a Deus, eles o fazem agora com os humanos para que também percam o lugar no céu.


Os seres humanos são os continuadores dessa batalha iniciada no céu, devendo resistir às sugestões malignas e amando a Deus sobre todas as coisas. Para isso contamos com o auxílio de nossos anjos da guarda, que tão humilde e fortemente se colocam ao nosso dispor, para nos defender de todos os males e guiar-nos no caminho para Deus.

Cada pecado que cometemos é uma breve vitória de Satanás e seus anjos. Breve porque, pode até ser uma vitória, mas não é definitiva, podendo ser revertida a situação da batalha em qualquer momento, dependendo do nosso esforço de santidade.

Jesus disse que a carne é fraca:

41. Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. (Mt 26)

A carne é fraca e se torna alvo de Satanás para nos vencer na batalha, mas, ao mesmo tempo, o espírito está pronto e a vigília, oração, jejum, penitência, eucaristia, confissão e esmolas nos dão a força necessária para o combate.

Nossa batalha certamente se torna mais difícil que a dos anjos porque estamos sujeitos às fraquezas da carne, enquanto eles são puro espírito. Mas, para nossa alegria, não combatemos sós, pois temos a presença dos anjos e a graça de Deus, que nos motivam a caminhar para a vitória.

Resistir ao pecado nos coloca em situação, embora inferior, mas espiritualmente semelhante à de Miguel e os Santos Anjos na batalha celeste. Isso porque nossas tentações não estão no mesmo nível de dificuldade que os anjos tiveram que enfrentar, mas, resistindo, participamos brandamente da mesma disposição em cumprir a vontade de Deus. Seria desleal enfrentar o mesmo nível de dificuldade dos anjos, mas o Senhor não nos deixa entrar em um combate desleal. Ele permite apenas que enfrentemos as lutas que podemos ganhar.

13. Não vos sobreveio tentação alguma que ultrapassasse as forças humanas. Deus é fiel: não permitirá que sejais tentados além das vossas forças, mas com a tentação ele vos dará os meios de suportá-la e sairdes dela. (1Cor 10)

Na verdade, não somos nós que vencemos, mas é Cristo que vence em nós. É a vitória do Reino de Deus.

33. Referi-vos essas coisas para que tenhais a paz em mim. No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo. (Jo 16)

QUE O EXEMPLO E A PRESENÇA REAL DOS SANTOS ANJOS NAS NOSSAS VIDAS E O AMPARO DA PROTEÇÃO DIVINA, SEJAM PARA NÓS MOTIVO DE ALEGRIA E FORÇA PARA VENCERMOS O COMBATE PELO REINO DE DEUS.


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página