Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Assunção de Nossa Senhora


Lc 1,39-56


39. Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judéia.
40. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel.
41. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.
42. Com um grande grito, exclamou: "Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!
43. Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar?
44. Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre.
45. Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu".
46. Maria disse: "A minha alma engrandece o Senhor,
47. e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
48. pois, ele viu a pequenez de sua serva, eis que agora as gerações hão de chamar-me de bendita.
49. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome!
50. Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam.
51. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
52. Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou.
53. De bens saciou os famintos despediu, sem nada, os ricos.
54. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor,
55. como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre".
56. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa.


REFLETINDO


A Assunção de Nossa Senhora não significa um arrebatamento ao céu, sem passar pela morte, mas é a imagem da vitória cristã sobre a morte a partir da morte/ressurreição de Jesus.

Segundo a tradição, Maria teve uma breve passagem pela morte (dormição) e logo após foi Assunta ao céu em corpo e alma.

“A Assunção da Virgem Maria é uma participação singular na Ressurreição de seu Filho e uma antecipação da ressurreição dos outros cristãos.” (CIC 966)

De fato, São Paulo diz:

“21. Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos.
22. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão.”
(1Cor 15)

Da mesma forma, pela desobediência de uma mulher, Eva, o homem pecou e encontrou a morte e é pela uma mulher, Maria, que nasce a salvação e a vitória sobre a morte. Maria é o canal pelo qual a salvação veio ao mundo e é por isso que desde o princípio do Cristianismo a Igreja a venera com especial carinho.

1 - DIRIGINDO-SE, APRESSADAMENTE: A mesma solicitude com que Maria aceitou as palavras do anjo é também usada para ajudar aqueles que se encontram necessitados. A prontidão em ir até sua prima Isabel nos mostra o quanto podemos confiar nos cuidados de Maria.

2 - QUANDO ISABEL OUVIU A SAUDAÇÃO DE MARIA... FICOU CHEIA DO ESPÍRITO SANTO: Essa passagem mostra o quanto Maria estava repleta da graça de Deus. Quantas vezes sentimos dificuldade em rezar, em ir à missa, em adorar Jesus Sacramentado. Multiplicamos palavras vazias, porque nosso coração endurecido não consegue se abrir a Deus.


Agora imagine que nesse momento alguém toca a campainha de sua casa, ou bate palmas, ou mesmo você vê se aproximar... Quando você percebe é uma visita inesperada: Maria! Um sorriso amável, um olhar cheio de ternura e um desejo de lhe ajudar.


Antes mesmo que você possa dizer qualquer coisa ela lhe cumprimenta dizendo: “Olá, como vai? Eu vim lhe ajudar!”

Nesse momento toda a dureza do coração é quebrada e você se sente inundado(a) pela graça de Deus. A alegria transborda em seu coração de forma que já não há palavras vazias, mas palavras repletas de um entusiasmo que te fazem dar um grito de admiração e louvor a Deus.

Foi assim que aconteceu com Isabel ao receber Maria em sua casa. Ao aceitar receber o Filho de Deus em seu ventre, imediatamente Maria se tornou uma fonte transbordante do Espírito Santo, de modo que sua simples saudação era capaz de elevar os corações a Deus e estimular o louvor.

Por esse motivo, não devemos recear ter Maria por intercessora. Pois o nosso intercessor, Jesus, veio trazer a salvação ao mundo por intermédio do “sim” de Maria.

Quando sentirmos dificuldade em rezar, ir à missa ou à adoração, peçamos a Maria para visitar nosso coração e dizer uma pequena saudação que nos faça pular de alegria pela presença do amor de Deus.

3 - BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES E BENDITO É O FRUTO DO TEU VENTRE!: Maria é bendita porque o fruto gerado em seu ventre é bendito. É como diz a música:

O povo te chama de Nossa Senhora por causa de Nosso Senhor.

É ilógico negar a grandeza de Maria. Fazê-lo seria negar também a grandeza de Cristo. Pois Maria é grande não por si mesma, mas pelo fruto que carregou em seu ventre.

Jesus, sendo Deus, só poderia nascer por uma mulher sem mancha de pecado e ao passar por ventre tão bem-aventurado deixaria a marca  da santidade, da pureza divina que perpetuaria Maria como Imaculada.

Pelo ventre de Maria nasceu o próprio Deus, feito homem. Diante desse fato, negar a pureza de Maria seria negar a própria ação redentora do Senhor que vence o pecado.

4 - COMO POSSO MERECER QUE A MÃE DO MEU SENHOR ME VENHA VISITAR?:
Isabel chama Maria de “a mãe do meu Senhor”. Ora, é sabido que os judeus não pronunciavam o nome de Deus por considerar uma ousadia, um desrespeito falar um nome tão santo. Para se referir a Deus os judeus usavam a palavra Adonai, que quer dizer Senhor.

Dessa forma, Isabel está dizendo:

“Como posso merecer que a mãe do meu Deus me venha visitar?”

As palavras de Isabel mostram com clareza a importância de Maria na história da salvação e o motivo pelo qual rezamos Santa Maria, mãe de Deus... E não foram palavras de uma mulher qualquer, mas de uma mulher cheia do Espírito Santo.

Isabel, inspirada pelo Espírito Santo, enaltece tanto Maria que não se sente digna de recebê-la em sua casa. TALVEZ SEJA POR ISSO QUE TANTOS NEGAM A IMPORTÂNCIA DE MARIA NA VIDA CRISTÃ. PARA ESSES DEVE SER UM ESPANTO VER COMO A GRAÇA DE DEUS PODE ENALTECER UMA HUMILDE SERVA, POR CAUSA DE SUA OBEDIÊNCIA E VIRTUDE.


5 - A MINHA ALMA ENGRANDECE O SENHOR: Aqui está manifesta uma razão pela qual Maria é tão venerada pela Igreja, sem medo de estar cometendo idolatria.

Diante de tão grande mistério, como a Encarnação do Verbo, e sabendo que se tornara a maior de todas as mulheres, segundo as palavras inspiradas de Isabel, Maria conserva uma humilde postura. Para ela, toda a graça de Deus manifesta nela servia unicamente para engradecer o próprio Deus.

Maria nos mostra que, ao ser enaltecida como mãe de Deus, sua alma engradece o próprio Deus, pois foi Ele que a encheu de graça. Assim como a grandeza de Deus se manifesta nos esplendores da criação (Sl 8), assim também a graça e a virtude divina se manifestam em Maria.

QUE POSSAMOS APRENDER COM MARIA A HUMILDADE E A VIRTUDE DIVINA, PARA SERMOS TAMBÉM NÓS CANAIS TRANSBORDANTES DA GRAÇA DE DEUS NO MUNDO. ASSIM SEJA!


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página