Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Os irmãos de Jesus... Jesus teve irmãos?


Mc 6,1-6


Naquele tempo:
1. Jesus foi a Nazaré, sua terra, e seus discípulos o acompanharam.
2. Quando chegou o sábado, começou a ensinar na sinagoga. Muitos que o escutavam ficavam admirados e diziam: 'De onde recebeu ele tudo isto? Como conseguiu tanta sabedoria? E esses grandes milagres que são realizados por suas mãos?
3. Este homem não é o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, de Joset, de Judas e de Simão? Suas irmãs não moram aqui conosco?' E ficaram escandalizados por causa dele.
4. Jesus lhes dizia: 'Um profeta só não é estimado em sua pátria, entre seus parentes e familiares'.
5. E ali não pôde fazer milagre algum. Apenas curou alguns doentes, impondo-lhes as mãos.
6. E admirou-se com a falta de fé deles. Jesus percorria os povoados das redondezas, ensinando.


REFLETINDO


Muitos usam essa passagem como arma para questionar a virgindade de Maria e afirmar que ela teve outros filhos além de Jesus. É um grande e grosseiro engano. Vamos aqui refletir sobre este assunto.

O hebraico, língua em que foi escrita a maior parte do Antigo Testamento, usa uma mesma palavra para falar irmão, primo, parente, amigo, companheiro... É a palavra ‘ah. Mas o Novo Testamento foi escrito em grego, onde a palavra irmão, normalmente, quer dizer irmão mesmo. Mas isso não significa que, de fato, Jesus teve irmãos de sangue. Devemos levar em consideração a cultura local na época em que o Evangelho foi escrito e as formas de falar do povo.

É muito comum, por exemplo, nos dias de hoje, vermos pessoas falando de amigos como sendo irmãos: “Fulano não é um amigo, é um irmão...”, “Beltrano é meu brother, meu irmão...”.

A própria Bíblia usa essa comparação, como por exemplo, no livro dos Provérbios:

17. O amigo ama em todo o tempo: na desgraça, ele se torna um irmão.” (Pr 17,17)

24. O homem cercado de muitos amigos tem neles sua desgraça, mas existe um amigo mais unido que um irmão.” (Pr 18,24)

Fica claro aqui, que assim como nós hoje em dia, o povo da Bíblia também se referia a pessoas próximas como irmãos. Jesus mesmo fez essa comparação:

32. Ora, a multidão estava sentada ao redor dele; e disseram-lhe: ‘Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e te procuram.’
33. Ele respondeu-lhes: ‘Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?’
34. E, correndo o olhar sobre a multidão, que estava sentada ao redor dele, disse: ‘Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
35. Aquele que faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe.’” (Mc 3,33-35)

Essa é outra passagem usada erroneamente para afirmar que Jesus desprezava sua mãe e seus supostos irmãos de sangue. Na verdade, Jesus aproveita a circunstância para fazer um elogio aos que Lhe seguem. Ao dizer que aqueles que fazem a vontade de Deus são considerados como Sua mãe, Seus irmãos e irmãs, Jesus está chamando os fiéis de bem-aventurados ao mesmo tempo em que lembra o elogio de Maria, na boca de Isabel:

45. Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!” (Lc 1,45)


Ora, se aqueles que fazem a vontade de Deus são “mãe” de Jesus, Maria é verdadeiramente Sua mãe, mais que qualquer outro, pois ela não apenas cumpriu a Palavra de Deus, mas recebeu a própria Palavra de Deus em seu ventre, já que Jesus é o Verbo encarnado de Deus, a Palavra Criadora.

E se alguém ainda quiser discordar alegando que as palavras de Isabel foram palavras vazias de uma pecadora, basta olhar um pouco antes, em Lc 1,40, quando se diz que Isabel ficou cheia do Espírito Santo para proferir essas palavras.

Desse modo, vai-se notando a estima de Jesus por Sua mãe e, ao mesmo tempo, por Seus discípulos, que, ao cumprirem a vontade do Pai, assim como Maria, ganham o status afetuoso de mães, irmãs e irmãos de Jesus.

Outra coisa importante de se analisar é a real identidade de 2 personagens citados nesse Evangelho. São eles Joset e Tiago. Quem seriam esses dois?

Antes de tudo é preciso notar que existem 2 Tiagos no Evangelho de Marcos. Um é o irmão de João. Eles são filhos de Zebedeu (Mc 1,19 / Mc 1,29 / Mc 3,17 / Mc 5,37 / Mc 9,2 / Mc 10,35 / Mc 10,41 / Mc 13,3 / Mc 14,33). O outro Tiago é filho de Alfeu (Mc 3,18), irmão desse José que foi citado, e eles são filhos de uma outra Maria, que não é a mãe de Jesus.

40. Achavam-se ali também umas mulheres, observando de longe, entre as quais Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, o Menor, e de José, e Salomé” (Mc 15,40).

1. Passado o sábado, Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé compraram aromas para ungir Jesus.” (Mc 16,1).

Logo fica claro que quando se fala dos irmãos de Jesus na Bíblia, está se falando de pessoas próximas ou até mesmo de Seus discípulos.

Essa reflexão não tem a pretensão de ser uma arma para atacar pessoas com convicções diferentes, mas apenas tem o intuito de ser um ESCUDO para nossa fé, defendendo-nos dos ataques inflamados que são lançados contra nós.

Provavelmente, mesmo depois de explicarmos isso às pessoas, muitos ainda tentarão defender suposições vazias sobre a não virgindade de Maria. Mas quanto a isso não teremos o que fazer, pois essa passagem mostra exatamente o quanto alguns preferiram dar mais importância aos parentes e amigos de Jesus ao invés de ouvirem Seus ensinamentos com coração humilde e alegre...

QUE NOSSA SENHORA NOS LIVRE DA ARROGÂNCIA, DA VAIDADE E DO ESPÍRITO DE DISPUTA, ENSINANDO-NOS SEMPRE A SERMOS SERVOS CUMPRIDORES DA VONTADE DE DEUS E QUE O SENHOR JESUS NOS CONCEDA A GRAÇA DE SEGUIR SEUS ENSINAMENTOS COM CORAÇÃO MANSO E HUMILDE! ASSIM SEJA!


Tayson Queiroz

Comentários

  1. muito bom, maravilhoso ler estas coisas, pois o todo católico tem de ter conhecimento da Palavra de Deus , que é viva e eficaz e não ser levado por doutrinas humanas de pessoas que não conhecem as Sagradas Escrituras e vivem a ensinar oque elas querem, mas o Espírito Santo que revela tudo está na Igreja para nos esclarecer a respeito de Jesus Cristo. É preciso ter firmeza na fé. A Virgem Maria é aquela cheia do Espírito Santo, por causa de Jesus, É a bendita entre todas as mulheres, É a mãe do Senhor da Glória, não porque ela quiz mas porque o próprio Deus quiz. É vontade de Deus e ponto final.

    ResponderExcluir
  2. É isso ai. É certo que um cristão católico que conheça à fundo as coisas da igreja, se fortalecerá e se enraizará ainda mais na igreja. Nós católicos devemos respeitar as demais religiões mas também devemos conhecer profundamente as imensas riquezas de nossa fé. Obrigado pela opinião. Partilhe sempre. Abraço! Que Deus abençoe!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página