Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

A serpente de bronze e o Cordeiro Imolado - Cura Interior

Nm 21,4b-9


Naqueles dias,
4. os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se,
5. e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”.
6. Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel.
7. O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo,
8. e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”.
9. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado.
  

REFLETINDO


O Senhor havia tirado o povo do Egito para conduzi-lo à liberdade da Terra Prometida, mas o povo, com sua impaciência humana, começou a murmurar contra Deus e Moisés. Por conta de suas fraquezas eles preferiam a escravidão sem fim ao invés de enfrentar os desafios da liberdade.

O povo que tanto clamara por liberdade agora sentia saudades da escravidão. Mesmo Deus já tendo mostrado seus prodígios em favor da libertação, o povo continuava a temer os desafios de ser livre. Mas se Deus mesmo queria essa libertação, os israelitas não deveriam temer.

“Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm 8,31b)

Em Sua ira, o Senhor mandou serpentes que feriram e mataram muitos israelitas. O povo, ao perceber a gravidade de sua impaciência e medo, pediram a Moisés que rogasse a Deus para AFASTAR as serpentes. Moisés intercedeu, mas Deus fez algo muito interessante. Ele não só afastou as serpentes, mas também ofereceu a cura para o veneno, porém a cura necessitava da proximidade de uma serpente...

QUE MARAVILHOSA LIÇÃO DEUS NOS DÁ!

Essa história retrata a nossa libertação do mal e o processo de cura interior a ser realizado por cada um.

Deus nos tira do pecado, nos liberta do mal, mas a caminhada para essa liberdade completa é longa e cansativa. Assim como os israelitas, nós também nos impacientamos e muitas vezes murmuramos contra Deus. Queremos uma liberdade imediata, sem dificuldades, mesmo que seja incompleta.


O povo estava livre da situação de escravidão, mas continuava com seu espírito preso à lembrança daquele mal. Assim, nós também nos livramos de situações desagradáveis de nosso passado, nos libertamos do pecado e de situações e atitudes que nos causam vergonha, mas continuamos presos a essas lembranças. E o pior, a simples lembrança nos escraviza como se a situação ainda fosse real, mesmo sem ser.

Por vezes somos atormentados e sufocados por nossas lembranças, medos, vergonhas do passado, mesmo que já não existam mais. Isso nos impede de conquistar a liberdade espiritual, afetiva e psíquica que Deus nos concede. E Deus não precisa enviar serpentes venenosas, pois elas já estão dentro de nós. São essas mesmas lembranças que nos atormentam e envenenam, matando-nos espiritual, afetiva e psiquicamente.

Depois do pecado, ou erro qualquer, vem o arrependimento. É quando nos assemelhamos aos israelitas e dizemos:

“Pecamos, falando contra o Senhor...”

Qualquer ação contra o bem-estar e liberdade dos outros ou de si próprio é contrária aos planos de Deus, que nos criou livres para viver e amar de forma plena, e, portanto, contrária ao próprio Senhor. Então pedimos a Deus que afaste esses traumas de nós. Queremos ser de Deus e, para isso, queremos sufocar nosso passado e agir “como se nada tivesse acontecido”. Queremos “passar uma borracha em tudo” e seguir adiante.

Mas Deus sabe que nossos estão feridos e não pode nos deixar ir adiante sem antes tratarmos as feridas, pois não duraríamos muito na longa e desafiante caminhada para a liberdade. E o Senhor, em sua infinita sabedoria, mostra que de onde saiu o veneno sai também o remédio.

O veneno das serpentes não mais os matavam, mas ainda era preciso OLHAR PARA A SERPENTE para ficarem curados. Imaginemos aquele povo ferido mortalmente por serpentes venenosas. Seu grande trauma, seu maior medo seria encontrar novamente alguma serpente. MAS ERA PRECISO!

Da mesma forma, nosso passado pode conter nossos maiores traumas e medos. Ele pode ser verdadeiramente assustador ou vergonhoso, mas não podemos fugir dele. Temos de enfrentá-lo. PRECISAMOS TER A CORAGEM DE OLHAR PARA NOSSSO PASSADO FERIDO, PARA RECEBERMOS A CURA DO PRESENTE... A CURA DE PRESENTE. DO CONTRÁRIO, SEREMOS SEMPRE PESSOAS FERIDAS, INCAPAZES DE CAMINHAR PARA A LIBERDADE DE DEUS.

A serpente que o povo deveria olhar não estava viva, era apenas uma imagem e, por isso, não deveriam ter medo de olhar para ela. Assim também, nosso passado já passou, não é mais algo concreto. É apenas uma imagem gravada em nossos corações e, por isso, não devemos ter medo de olhar para ele.

Cada trauma do passado é uma serpente que um dia nos envenenou, mas que pode proporcionar a cura para essa ferida. Mas é preciso olhar para elas co os olhos de quem enxerga bem, com os olhos do Espírito. NOSSA CURA PRECISA DE UM INGREDIENTE ESPECIAL: O OLHAR MISERICORDIOSO DE JESUS, NO ALTO DA CRUZ.


Jo 3,13-17


Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos:
13. “Ninguém subiu ao céu, a não ser Aquele que desceu do céu, o Filho do Homem.
14. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado,
15. para que todos os que nEle crerem tenham a vida eterna.
16. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o Seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nEle crer, mas tenha a vida eterna.
17. De fato, Deus não enviou o Seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele”.

Jesus não é a serpente de bronze, mas é muito mais. É o Cordeiro de Deus, erguido em uma cruz, para nos dar a vida eterna. É no olhar misericordioso de Jesus que encontramos a cura definitiva para nossos venenos. Foi de seu peito traspassado que jorrou a água que limpa nossas feridas e o sangue redentor que cura e liberta.

Não podemos querer enfrentar o passado sozinhos, pois não resistiremos e a cura não será plena. Mas se aprendermos a olhar as serpentes de nosso passado, a misericórdia do Cristo na cruz e o perdão, aos outros e a nós mesmos, teremos então todos os ingredientes necessários para fabricar o remédio que o Senhor Deus, Médico dos médicos, que nos ministrar.


NÃO TENHAMOS RECEIO DE ENFRENTAR NOSSOS MEDOS E TRAUMAS. DEVEMOS ENTRAR NESTA BATALHA PARA RESOLVER, NÃO PARA AMENIZAR OU DISFARÇAR. TUDO APOIADOS NA MISERICÓRDIA DE CRISTO PARA ALCANÇARMOS DE DEUS A CURA E LIBERTAÇÃO QUE NOS CONDUZEM PARA A VIDA ETERNA. AMÉM!


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página