Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

A bênção de Deus na vida do casal - Parte 03


Tobias e Sara – O Casamento






Capítulo 7

1. Chegaram, pois à casa de Raguel, que os recebeu cordialmente.
10. Tobias disse-lhe: Não comerei nem beberei aqui hoje, antes que me tenhas prometido conceder o que te vou pedir: dá-me Sara, tua filha, (por mulher).

Capítulo 8

1. Depois do jantar, introduziram o jovem no aposento de Sara.
2. E Tobias, fiel às indicações do anjo, tirou do seu alforje o coração e o fígado e os pôs sobre brasas acesas.
3. Nesse momento, o anjo Rafael tomou o demônio e prendeu-o no deserto do Alto Egito.
4. Então Tobias encorajou a jovem com estas palavras: Levanta-te, Sara, e roguemos a Deus, hoje, amanhã e depois de amanhã. Estaremos unidos a Deus durante essas três noites. Depois da terceira noite consumaremos nossa união;
5. porque somos filhos dos santos (patriarcas), e não nos devemos casar como os pagãos que não conhecem a Deus.
6. Levantaram-se, pois, ambos, e oraram juntos fervorosamente para que lhes fosse conservada a vida.
7. Tobias disse: Senhor Deus de nossos pais, bendigam-vos os céus, a terra, o mar, as fontes e os rios, com todas as criaturas que neles existem.
8. Vós fizestes Adão do limo da terra, e destes-lhe Eva por companheira.
9. Ora, vós sabeis, ó Senhor, que não é para satisfazer a minha paixão que recebo a minha prima como esposa, mas unicamente com o desejo de suscitar uma posteridade, pela qual o vosso nome seja eternamente bendito.
10. E Sara acrescentou: Tende piedade de nós, Senhor; tende piedade de nós, e fazei que cheguemos juntos a uma ditosa velhice!
15. E a serva, tendo entrado no aposento, encontrou-os bem vivos, dormindo juntos.


REFLETINDO


Tobias estava decidido em fazer conforme o anjo lhe havia dito, tanto que não comeria nem beberia até ter conseguido Sara por esposa. Ora, o que anjo dissera a Tobias era a vontade de Deus. A decisão de Tobias em tomar por esposa uma mulher escolhida por Deus nos faz pensar sobre nossas escolhas amorosas. Será que aqueles que estão solteiros procuram “alguém de Deus”? Que lugares você freqüenta? De que grupos você participa?

É importante notar que enquanto Sara não se casou com Tobias, homem de Deus, nenhum de seus casamentos foi bem sucedido. O demônio está pronto para acabar com os relacionamentos que não tem seus alicerces em Deus.

Ao seguir fielmente as orientações do anjo, colocando os pensamentos e os sentimentos na brasa viva do Espírito Santo, Tobias cria uma proteção para si e para Sara. É o momento em que o anjo Rafael agarra o demônio e o leva para o deserto.
 

É importante perceber também que, ao contrário do que se poderia esperar, não é o anjo Miguel (chefe da milícia celeste) que agarra o demônio nesse caso, mas o anjo Rafael (medicina de Deus). Esse fato permite concluir que o que as pessoas necessitam para um relacionamento verdadeiro e santo é uma cura afetiva e sexual. O Senhor quer agir em nossos relacionamentos, mas é preciso que sigamos suas orientações e nos deixemos curar por Ele.

Tobias encoraja Sara a fazer aquilo que é certo. Sara não podia ter medo de aceitar Tobias por esposo, mas deveria ter a coragem de aceitá-lo e levantar-se para unirem-se a Deus em oração. Falta essa força nos casais de hoje. Como é difícil encontrar alguém que incentive o outro a fazer o correto, a ser de Deus... Normalmente os dois nem ao menos tentam cumprir a vontade de Deus. Ou então, enquanto um quer um relacionamento santo o outro não quer e acaba desviando o casal do caminho de santidade.

Mesmo diante das tentações é preciso ter coragem e unir-se a Deus em oração para superar o mal e cumprir os desígnios do Senhor. Não podemos viver uma relação de qualquer jeito como se não conhecêssemos Deus. Somos filhos dos santos e, mais do que isso, somos nós mesmos chamados à santidade e dotados dessa capacidade de amar santa e verdadeiramente.

Tobias ora a Deus dizendo que recebe Sara por esposa, não para satisfazer sua paixão, mas para que suscite uma posteridade que bendiga o nome do Senhor. Em outras palavras, Tobias não casou apenas para satisfazer seu apetite sexual ou pela necessidade egoísta de ter alguém, mas para que essa relação rendesse frutos de santidade, pelos quais testemunhariam o amor de Deus e bendiriam Seu santo nome eternamente. Por causa dessa fidelidade ambos são conservados vivos e livres do demônio.

Falta em nós o desejo vivo de testemunhar Deus nos nossos relacionamentos. Não podemos agir por nós mesmos, pois é egoísmo. O amor verdadeiro é doação. E a primeira doação de um casal deve ser a doação a Deus. Como disse o apóstolo Paulo em 1Cor 10,31:

“Quer comais quer bebais ou façais QUALQUER OUTRA COISA, fazei TUDO PARA A GLÓRIA DE DEUS.”

Se qualquer coisa que fazemos devemos fazer para a glória de Deus, o matrimônio e suas etapas de preparação (namoro e noivado), devem o ser ainda mais, pois a relação santa entre homem e mulher foi instituída pelo próprio Senhor ainda no início da criação, sendo a primeira ordem direta de Deus aos homens e mulheres, representados por Adão e Eva, em Gn 1,28:

“Deus os abençoou: "Frutificai, disse Ele, e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a.”

QUE POSSAMOS APRENDER COM O EXEMPLO DE TOBIAS E SARA E SERMOS NÓS MESMOS TESTEMUNHAS DA BÊNÇÃO E DO AMOR DE DEUS NA VIDA DO CASAL. QUE OS NAMORADOS, NOIVOS E ESPOSOS TENHAM A CORAGEM DE CUMPRIR A VONTADE DO SENHOR EM SUAS VIDAS, SENDO EXEMPLO DE SANTIDADE E ALEGRIA PARA O MUNDO.


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página