Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

A bênção de Deus na vida do casal - Parte 01


2 Samuel 13

1. Aconteceu, depois disso, que Amnon, filho de Davi, se enamorou de Tamar, irmã de Absalão, filho de Davi, que era muito bela.
2. Amnon se consumia de tal modo por Tamar, sua irmã, a ponto de ficar doente, pois ela era virgem e parecia-lhe impossível fazer-lhe o que quer que fosse.
3. Ora, Amnon tinha um amigo chamado Jonadab, filho de Semaa, irmão de Davi, o qual era muito sagaz.
5. Jonadab disse-lhe: Deita em tua cama, e finge-te doente. Quando o teu pai vier ver-te, tu lhe dirás: Permite que Tamar venha dar-me de comer, preparando a comida diante de mim, a fim de que eu coma iguarias preparadas por sua mão.
6. Amnon deitou-se e fingiu que estava enfermo. Quando o rei veio visitá-lo, ele disse-lhe: Peço-te que minha irmã Tamar venha preparar à minha vista dois pasteizinhos, para que eu coma de sua mão.
7. Davi mandou dizer a Tamar, no palácio: Vai à casa de teu irmão Amnon e prepara-lhe sua refeição.
8. Tamar foi ter com o seu irmão Amnon, que estava deitado. Tomou farinha, amassou e fez os pastéis à sua vista.
11. E quando ela os oferecia a Amnon para que comesse, este segurou-a, dizendo: Vem, deita-te comigo, minha irmã!
12. Não, meu irmão, disse-lhe ela; não me violentes. Não se faz uma tal coisa em Israel. Não cometas semelhante infâmia.
13. Aonde levaria eu o meu opróbrio? E tu serias olhado como um ímpio em Israel! É melhor que fales ao rei: ele não recusará dar-me a ti.
14. Mas ele não quis dar-lhe ouvidos e, como era mais forte que ela, violentou-a e se deitou com ela.
15. E logo a seguir Amnon concebeu uma profunda aversão por ela, mais violenta do que o amor que antes lhe tivera. Levanta-te, disse-lhe ele, e vai-te!
16. Não, meu irmão, respondeu ela; o ultraje que me farias, expulsando-me, seria ainda mais grave do que o que me acabas de fazer. Ele, porém, não quis ouvi-la;
17. chamou o seu servo e disse-lhe: Põe fora daqui esta moça que me está importunando, e fecha a porta atrás dela.
18. (Ela trazia um vestido comprido, como se vestiam outrora as donzelas filhas do rei.) O servo expulsou-a, fechando a porta atrás dela.
19. Tamar derramou então cinza sobre a cabeça, rasgou o seu longo vestido e, pondo a mão sobre a cabeça, afastou-se gritando.
[...] E Tamar permaneceu consternada, na casa de seu irmão Absalão.



REFLETINDO


O caso dos filhos de Davi retrata com precisão o que acontece ainda hoje: pessoas que não sabem controlar seus impulsos, não colocam freios ás suas paixões, não aprendem o valor de um relacionamento em Deus e, com isso, acabam arruinando a vida dos outros e a sua própria vida.

Você também já deve ter vivido ou conhecido alguém que viveu uma história semelhante. Um relacionamento cheio de amor, mas desregrado. O amor que deveria ser fonte de vida para o casal acabou virando um instrumento de morte, de separação, de ódio. É exatamente assim. Deus nos concede coisas maravilhosas como o amor, mas mesmo o amor, se não for vivido em Deus, conforme a vontade dEle, acaba virando elemento destrutivo.

Amnon se consumia de amor por sua irmã Tamar. Mas logo vemos o primeiro erro: o fato de ela ser virgem atiçava-lhe os desejos e ele não podia satisfazê-los, de modo que ficava doente. Isso mostra como UM SENTIMENTO QUE NÃO É DOMINADO POR NÓS ACABA NOS DOMINANDO. Já dizia Santo Ambrósio:

“Aquele que submete seu próprio corpo e governa sua alma, sem deixar-se submergir pelas paixões, é seu próprio senhor (é dono  de si mesmo): pode ser chamado rei porque é capaz de reger sua própria pessoa; é livre e independente e não se deixa aprisionar por uma escravidão culposa."

Quem nunca teve um “amigo” que incentivasse a fazer o que era errado? Desde usar as outras pessoas como objeto de prazer até as drogas ou a violência... Amnon também tinha um “amigo” assim: Jonadab. Tais amizades, falsas, só servem para nos conduzir ao erro e à ruína.

Na maioria das vezes a sexualidade começa a ser estragada ainda muito cedo, com falsas amizades incentivando o sexo indiscriminado e a masturbação como exercício e até mesmo prova de masculinidade ou feminilidade.

Mas, como Santo Ambrósio nos ensina, o verdadeiro exercício da sexualidade e prova de que somos maduros moral e sexualmente é o controle do nosso corpo, das nossas paixões. Aí reside a verdadeira liberdade.

O mundo ensina a contradição. Para ser bem sucedido é preciso dedicação e trabalho árduo a longo prazo. Para ter um corpo saudável e bonito é preciso boa alimentação e atividade física constante. Mas para exercer “saudavelmente” a sexualidade o mundo ensina que devemos ceder aos desejos e satisfazê-los sempre que surgirem. Ao contrário, a sexualidade madura também é fruto de determinação e trabalho á longo prazo, conforme ensina o Catecismo da Igreja Católica, baseado na Bíblia:

2342     O domínio de si mesmo é um trabalho a longo prazo. Nunca deve ser considerado definitivamente adquirido. Supõe um esforço a ser retomado em todas as idades da vida.
(cf. Tt 2,1-6)

O próximo erro é simular doença, fraqueza, fragilidade. Quando queremos fazer algo errado, que sabemos ser errado, a primeira coisa que pensamos é que somos fracos diante daquele desejo. Vivemos nos desculpando pelos erros cometidos alegando fraqueza. Tentamos enganar aos outros, a nós mesmos e a Deus.

Assim como Amnon ficou em sua cama simulando doença, muitas vezes nós preferimos ficar em nosso comodismo, alegando fraqueza, para não assumirmos o compromisso com a justiça e a verdade em nossas atitudes.

Tamar avisa a Amnon que a atitude dele era contra os princípios morais em Israel. Não pelo fato deles serem irmãos, mas pela atitude desenfreada de Amnon, que havia cedido aos impulsos estragados da carne.

Se Amnon pedisse a Davi para casar com Tamar, o rei Davi não recusaria, pois era tolerado o casamento entre meios irmãos. Mas Amnon não queria viver o compromisso do noivado, nem muito menos a fidelidade e doação do matrimônio. Ele queria apenas satisfazer seu desejo pela beleza e virgindade de Tamar.

Sabemos que, da mesma forma, muitas pessoas preferem não realizar os preceitos de Deus, Rei dos reis. O casal que assume um compromisso sério conforme a vontade de Deus tem a Sua bênção garantida. Não podemos ceder aos desejos e estragar a ordem dos planos de Deus.

Por ter se recusado a assumir um compromisso sério com Tamar, Amnon experimentou o amargor do relacionamento sem Deus. Logo após ter violentado Tamar, concebeu uma profunda aversão por ela, mais violenta do que o amor que antes lhe tivera.”

É uma pena que isso aconteça ainda hoje e com tanta freqüência. Casais apaixonados que decidem entregar-se ao prazer do sexo sem antes viver a responsabilidade do compromisso casto do casal diante de Deus. E o que era paixão vira ódio. O que deveria frutificar e gerar uma nova família, com filhos e muita alegria, acaba deixando rastros de destruição.

Tamar chega a revestir-se de sinais de luto, rasgando as vestes e cobrindo a cabeça com cinza, pois a fonte da vida que deveria ter surgido na vida dos dois, acabou se convertendo e fonte de morte.

A FRUTA TEM O TEMPO CERTO DE SER COLHIDA E SABOREADA. É PRECISO DEIXÁ-LA AMADURECER, ENFRENTANDO O CALOR DO SOL, A PANCADA DA CHUVA E O FRIO DO VENTO. SE NÃO SOUBERMOS ESPERAR, IREMOS COMER UMA FRUTA AINDA VERDE, AZEDA, AMARGA... MAS SE ESPERARMOS O MOMENTO CERTO, SACIAREMOS NOSSO SER COM O DOCE INCONFUNDÍVEL DA FRUTA QUE FOI BEM CULTIVADA.


Então aprendemos que o Sol, a chuva e o vento que pareciam dificultar o cultivo, na verdade foram os grandes responsáveis pelo amadurecimento da fruta. Da mesma forma, a vivência do respeito e da castidade na vida de um casal, pode, à primeira vista, parecer difícil, mas é fundamental para uma vida alegre e repleta das bênçãos de Deus.

Um elemento indispensável precisa ser dito. Todos sabem que além dos cuidados básicos, toda planta precisa do amor de quem cultiva para que cresça forte, saudável e dê bons frutos.

QUE DEUS SEJA O AGRICULTOR DE NOSSOS RELACIONAMENTOS. ELE, QUE É FONTE INESGOTÁVEL DE AMOR, NOS ENSINE A VIVER O RESPEITO E A CASTIDADE, E QUE PRODUZAMOS OS MELHORES FRUTOS UNS PARA OS OUTROS.


Tayson Queiroz

Comentários

  1. muito boa sua postagem cara, é essêncial postagens assim para que todos nós saibamos aprender com a apalavra de DEUS epara que nós não erremos tanto como temos errado nos dias atuais.Parabéns e que faça mais comentários saudosos como esse!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Fico contente cada vez que vejo que minhas postagens são úteis aos cristãos. Espero continuar crescendo na fé para poder partilhar com vocês um pouco das coisas de Deus. Que Deus o abençoe! Abraço!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página