Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Dia dos Namorados - O Casal Cristão


1Pd 3,1-7

1. Vós, também, ó mulheres, sede submissas aos vossos maridos (namorados, noivos). Se alguns não obedecem à palavra, serão conquistados, mesmo sem a palavra da pregação, pelo simples procedimento de suas mulheres (namoradas, noivas),
2. ao observarem vossa vida casta e reservada.
3. Não seja o vosso adorno o que aparece externamente: cabelos trançados, ornamentos de ouro, vestidos elegantes;
4. mas tende aquele ornato interior e oculto do coração, a pureza incorruptível de um espírito suave e pacífico, o que é tão precioso aos olhos de Deus.
5. Era assim que outrora se ornavam as santas mulheres que esperavam em Deus; eram submissas a seus maridos,
6. como Sara que obedecia a Abraão, chamando-o de senhor. Dela vos tornais filhas pela prática do bem sem temor de perturbação alguma.
7. Do mesmo modo vós, ó maridos (namorados, noivos), comportai-vos sabiamente no vosso convívio com as vossas mulheres (namoradas, noivas), pois são de um sexo mais fraco. Porquanto elas são herdeiras, com o mesmo direito que vós outros, da graça que dá a vida. Tratai-as com todo respeito para que nada se oponha às vossas orações.


REFLETINDO

Nessa bela exortação de São Pedro podemos tomar a liberdade de estender os ensinamentos também aos casais de namorados e noivos.

A princípio, quando Pedro fala da submissão está falando em um contexto patriarcal e machista, mas sua intenção, por certo, é ressaltar que a mulher deve preservar o respeito e a doçura para com o homem. A submissão aqui não aparece com sentido negativo, mas como uma forma de amor maior.

Considerando a etimologia da palavra submissão (SUB - quer dizer “debaixo de”. MISSÃO - “profissão ou vocação”), podemos concluir que o sentido aqui expresso é de um amor verdadeiro, humilde e paciente, que se resigna e, ao mesmo tempo, serve de alicerce para a força do homem. Lembramos o ditado “Por detrás de um grande homem, há sempre uma grande mulher!”.

Como isso acontece? É simples. O homem é conhecido desde sempre por sua força e racionalismo, enquanto a mulher é conhecida por ser delicada e emotiva. Fica óbvio que, em uma relação, a mulher completa o homem, bem como o contrário também.

A maioria das mulheres não sabe e, talvez, a maioria dos homens nem perceba que o ser masculino NECESSITA do carinho da mulher amada. Certamente a sociedade machista dificultou, durante muito tempo, essa manifestação de sentimento no homem, mas a verdade é que não há nada melhor que o abraço e o carinho da mulher amada. Boa parte das forças do homem nasce e se renova nesse ato simples de amor.

Além disso, as mulheres são conhecidas por ter um amor incondicional em relação aos filhos. Um amor que se dobra mesmo quando sofre, mas não deixa de amar. É exatamente esse tipo de submissão que Pedro fala. Não trata-se de servir como escrava, mas de zelar com amor verdadeiro, humilde e paciente.


Por isso ele fala que a mulher, mesmo que não tenha o dom da palavra, pode converter o homem através de seu procedimento constante. É algo tão bonito que Pedro diz que eles serão “conquistados”. Isso porque em uma relação verdadeira, cristã, a conquista não se trata apenas do físico ou emocional, mas, sobretudo, do espiritual. É o mesmo pensamento apresentado por Paulo em 1Cor 7,14:

14. Porque o marido que não tem a fé é santificado por sua mulher; assim como a mulher que não tem a fé é santificada pelo marido que recebeu a fé.”

O amor verdadeiro promove o amadurecimento dos dois em uma relação. Homem e mulher devem se deixar conduzir um pelo outro. Não se trata de dominar ou “ditar as regras” da relação, mas de dialogar e achar o equilíbrio do casal. O diálogo sincero e constante fortalece as bases da relação.

No nosso namoro (Narinha e eu) nós procuramos todos os dias resolver os problemas que vão surgindo. Se algo incomoda um dos dois, nós conversamos. Nada de deixar para depois. Quando colocamos os problemas de lado não os estamos resolvendo, mas apenas guardando para explodirem depois. NÃO EXPLODA SUA RELAÇÃO! CONVERSE!

Pedro continua falando sobre os adornos das mulheres. É claro que ele não está dizendo para as mulheres que elas não podem se embelezar, mas que a preocupação seja, sobretudo, com a beleza espiritual. De nada vale está linda e arrumada se a relação não vai bem por conta dos problemas mal resolvidos. E o que é dito para a mulher vale também para o homem.

É importante ressaltar que o cuidado com a aparência também é importante. Não se trata de vaidade desnecessária, mas de zelar pelo corpo que Deus nos deu. O cuidado com a beleza e a higiene pessoal é necessário porque nosso corpo é “templo do Espírito Santo” (1Cor 6,19).

Como é bom sentir a outra pessoa limpa e perfumada! Até o beijo muda e fica mais delicado. A mulher fica semelhante a uma rosa perfumada, que precisa de todo o cuidado e suavidade. O homem se assemelha a uma árvore forte, pronto para abrigar em seus braços a delicadeza da rosa.

Esposos, noivos e namorados, conservem um espírito suave e pacífico, livre de qualquer perturbação. Evitem o ciúme, a desconfiança, pois tudo isso é ferramenta para destruir a relação. Lembremos das palavras de São Paulo em 1Cor 13:

“O amor é paciente... O amor não é orgulhoso. Não é arrogante. Nem escandaloso. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.”

Pedro termina exortando também os homens a se comportarem de maneira sábia com as mulheres, lembrando sua delicadeza que necessita de carinho e suavidade. Talvez, para o homem, o mais difícil seja aprender a lidar com as alterações de humor da mulher. Lembremos que a irritabilidade da mulher no período da TPM é apenas uma forma de expressão da sua fragilidade. A compreensão, a PACIÊNCIA e o diálogo são fundamentais para superar essas dificuldades.

No mais, o homem deve respeitar a mulher porque ela também é herdeira das promessas de Deus. GUARDEM-SE DA TRAIÇÃO! A traição não é apenas uma ofensa moral, mas também uma agressão aos desígnios de Deus, que nos criou para o amor verdadeiro e o respeito mútuo, sobretudo em um casal.

A dificuldade que o homem enfrenta, ao contrário do que muitos dizem, NÃO É NATURAL DO HOMEM, mas é resultado de uma sociedade deturpada. O homem pode até nascer em meio à valores errados que o levam a pecar, mas a decisão de pecar ou não é de cada um. Lembremos que ANTES DE SERMOS HOMENS, MEMBROS DE UMA SOCIEDADE CONTRADITÓRIA, SOMOS FILHOS DE DEUS, MEMBROS DE UM CORPO ESPIRITUAL, QUE É O CRISTO. Ser cristão e caminhar para a santidade, isso sim é natural do homem. Mais uma vez lembremos Paulo, em 1Cor 6,15:

“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, então, os membros de Cristo e os farei membros de uma prostituta? De modo algum!”

Jesus já falava sobre isso, ao dizer em Mt 5,27-29:

27. Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
28. Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.
29. Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti, porque te é preferível perder-se um só dos teus membros, a que o teu corpo todo seja lançado na geena.”

Um simples olhar pode levar à perdição. Pois dele nascem os desejos no coração. Por isso o Eclesiástico também fala que o homem não deve olhar demais para a beleza de uma mulher desconhecida para que não venha a se arruinar, como muitos já o fizeram. Ele deve olhar para a beleza de sua mulher (esposa, noiva, namorada) para que venha a amá-la ainda mais e descobrir a presença de Deus nela.

Mas nós homens sabemos da dificuldade que é evitar os olhares. Como dizia o querido Pe. Léo, “parece que tem um imã que puxa os olhos da gente.” Nesse caso, lembramos Jesus na passagem acima: “Se teu olho direito é para ti causa de queda, arranca-o e lança-o longe de ti”. Jesus não quer dizer para arrancarmos realmente o nosso olho, mas quer dizer que, se vamos pecar por olhar, façamos de tudo para não olhar. A palavra arrancar supõe um grande esforço. E é exatamente isso: arranquemos à força o nosso olhar daquela beleza que nos faz pecar e olhemos para longe, para outro lugar, distante, para evitarmos o pecado.

E, se ainda assim, não conseguirmos evitar olhar, lembremos novamente de Jesus, nas bem-aventuranças, em Mt 5,8 :

8. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!”

Se não podemos evitar o olhar, ao menos dominemos o modo como enxergamos. Ao invés de olhar e ver uma beleza tentadora, olhemos e vejamos uma filha de Deus, chamada para a santidade e que, por isso mesmo, deve ser respeitada.

OLHE PARA A SUA MULHER (ESPOSA, NOIVA, NAMORADA), VEJA DEUS NELA E, ASSIM, VOCÊ A AMARÁ AINDA MAIS. OLHE PARA UMA BELEZA ESTRANHA, VEJA DEUS E, ASSIM, VOCÊ EVITARÁ O PECADO.

O MESMO VALE PARA AS MULHERES!


Sejamos santos em nossos relacionamentos para que nossas orações sejam atendidas. Que nenhuma culpa se oponha às nossas orações. O Pai espera para derramar Suas graças sobre todos os casais. Abramos nossos corações para recebê-las. Que a vida seja regada de amor!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS A TODOS OS CASAIS!


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página