Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Alegria, Palavra de Ordem na vida do cristão


Fl 4,4.6-7

4. Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!
6. Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças.
7. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.


REFLETINDO

“Alegrai-vos sempre no Senhor” é um convite que soa quase como um dever cristão dada a sua repetição e, na verdade, é. O apóstolo faz questão de repetir o convite para destacar sua importância. Não é uma alegria ocasional “que dá e passa”, mas constante (Alegrai-vos SEMPRE...).

Outro ponto importante é a clareza do que ocorre nessa situação. O “Alegrai-VOS” implica em um processo pessoal de busca constante da alegria. Mas como estar sempre alegre? Parece impossível à primeira vista, mas logo vem a solução: “Alegrai-vos sempre NO SENHOR”. A verdadeira alegria, inesgotável, vem de Deus, fonte de toda a felicidade humana, e nós devemos constantemente buscar beber dessa fonte.

“Não vos inquieteis com nada!” é outra ordem-convite para nós. Essa ordem ganha ainda mais sentido nos dias de hoje, onde a correria, os problemas, as ânsias e o estresse parecem brotar por todos os lados. Ansiedade, depressão e limite nervoso são problemas comuns na sociedade atual.


Como lidar com esses problemas? O acompanhamento médico, quando necessário, é importante,claro, mas o principal é apresentar a Deus essas limitações. A receita é simples: ORAÇÃO, SÚPLICA E AÇÃO DE GRAÇAS.

ORAÇÃO: É a ação de orar. Lembrando que orar significa "falar a alguém". Então oração é o ato de falar para Deus tudo aquilo que acontece com você. Ai podemos nos perguntar: Por que falar tudo para Ele, se Ele é onisciente (conhece tudo)? É um ato de fé. Deus conhece tudo, passado, presente e futuro, mas é preciso que nós abramos nosso coração para Ele. Isso mostra explicitamente o nosso desejo de compartilhar nossa vida com Ele, de deixar Ele entrar no nosso dia-a-dia e a confiança que nEle depositamos.


Conte tudo, não esconda nada. Não se envergonhe de nada. Chame Deus para passear com você durante todo o dia. E, no fim do dia, “bata um papo” com Ele sobre tudo o que aconteceu. Não há amigo mais fiel e sábio do que Ele. Com certeza Ele também vai ter muitas coisas para te contar, para te revelar. Troque confidências com Ele na beira dessa fogueira que é o seu coração. Com certeza serão momentos de prazer.

SÚPLICA: Do latim “supplicare”. É o ato de dobrar os joelhos. Mas muito mais do que isso, é o ato de dobrar o coração. É nos despojarmos de toda vaidade, arrogância, orgulho... É mostrar-se humilde diante de Deus. Assim fizeram o leproso (Mt 8,2), o pai do menino epilético (Mt 17, 14-15a), Jairo, chefe da sinagoga (Mt 9,18) e tantos outros. Curioso notar que o ato de ajoelhar-se diante de Deus para suplicar uma graça é sempre acompanhado de muita fé.


Aquele que tem a humildade de dobrar os joelhos diante de Deus, mesmo que dobre pelo cansaço, deve ter a certeza de que Deus está ali para levantá-lo. Mesmo quando o peso de nossos pecados nos impede de ficar em pé, Jesus ajoelha-se até a nossa miséria para poder nos levantar, assim como fez com a mulher adúltera (Jo 8,1-11).

Mas cuidado! Não nos ajoelhemos diante da pessoa errada. O demônio também oferece maravilhas deste mundo par nos ajoelharmos diante dele (Mt 4,9), mas é tudo ilusão. É tudo mentira. São caminhos de morte. Devemos nos ajoelhar somente diante de Deus. Só Ele dá a vida e a dá em abundância.

AÇÃO DE GRAÇAS: É o ato de dar graças (a Deus), de agradecê-Lo. Às vezes podemos nos perguntar: Mas como vou agradecer a Deus se não recebi nenhuma graça ainda? Ai está a grande maravilha. Nossa fé nos leva a acreditar naquilo que não se vê. Se acreditamos somente naquilo que vemos, não fazemos nada de especial. Mas se acreditamos naquilo que não vemos, então damos a maior demonstração de fé do cristão.


 Não podemos ser como Tomé que acreditou somente porque viu, mas devemos ser os “Felizes que crêem sem ter visto!” (Jo 20,29). É ato de confiança em Deus. Ele, que tudo pode, está sempre pronto a nos dar o melhor. Só precisamos acreditar nisso.

São Paulo retoma a mesma exortação em 1Tes 5,16-19.

16. Vivei sempre contentes.
17. Orai sem cessar.
18. Em todas as circunstâncias, dai graças, porque esta é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo.
19. Não extingais o Espírito.

A alegria cristã não é uma conseqüência dos favores de Deus na nossa vida, é antes uma decisão, uma forma de viver. Quando São Paulo nos ensina a SEMPRE darmos graças a Deus, sejam quais forem as circunstâncias, ele acrescenta que essa atitude é a vontade de Deus. E diz ainda que aquele que viver de forma diferente, deixando-se levar pela tristeza, angústias, problemas ou dúvidas estará extinguindo o Espírito. Isso acontece porque Deus nos criou para a vida e a alegria. Portanto, nós, como cristãos atentos à vontade de Deus, sejamos vigilantes nas nossas emoções.


QUE NENHUMA FRUSTRAÇÂO, TRISTEZA, PROBLEMA OU DÚVIDA NOS SEPARE DA GRAÇA DE DEUS. DIGAMOS SEMPRE: “EU ESCOLHO SER ALEGRE EM JESUS CRISTO! E QUE NADA DESTRUA O ESPÍRITO DE ALEGRE SANTIDADE QUE HÁ EM MIM!”


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página