Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Necessidades da Alma

Saber o que é melhor não significa escolher o melhor. O imediatismo impulsiona as pessoas a buscarem um prazer imediato, uma satisfação instantânea, e mascara isso como “necessidade”.


Comer, beber e respirar é que são necessidades, algo que necessitamos para a manutenção de nossa vida.

No âmbito espiritual podemos falar da oração como fôlego da alma, da Eucaristia e da Palavra como alimentos e das graças divinas como bebida.

ORAÇÃO

“Orai sem cessar” (1Ts 5,17) foi o conselho do apóstolo. Tal como a respiração, sem a qual não se vive muito tempo, a oração é o combustível que faz permanecer viva a chama da alma.

Ao contrário, porém, do oxigênio, que dá vida e morte, ao mesmo tempo, provocando o processo de envelhecimento das células, a oração leva a alma a um processo de maturidade sem velhice, aproximando-a cada vez mais da perfeição para que foi criada.

PALAVRA E EUCARISTIA


“Não só de pão o homem viverá, mas de toda Palavra da boca de Deus” (Mt 4,4)
“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente.” (Jo 6,51)

Jesus é a Palavra, o Verbo Encarnado de Deus, que se fez homem e tornou-se pão para ser nosso alimento. Sendo a Palavra formada pela Lei (justiça), profetas (promessas) e escritos de sabedoria, alimentar-se da Palavra e da Eucaristia é nutrir a alma com a justiça, a promessa, a sabedoria e o amor perfeito de Deus, que aniquilou-se, tornando-se pão, para nos elevar à perfeição.

GRAÇA DE DEUS

“Se conhecesses o DOM de Deus... certamente lhe pedirias tu mesma e ele te daria uma água viva.” (Jo 4,10)
“Como a corça anseia pelas águas vivas, assim minha alma suspira por vós, ó meu Deus.” (Sl 41,2)
“Minha alma está sedenta de Vós, e minha carne por Vós anela como a terra árida e sequiosa, sem água... Porque vossa graça me é mais preciosa do que a vida...” (Sl 62,2b.4a)

Assim como a água é necessária para as reações químicas do corpo, a graça de Deus é necessária para o homem fazer qualquer boa obra.

Sendo a água a maior parte na composição do corpo, é a graça de Deus a responsável pelo que somos, temos e fazemos de bom, sendo todo o resto pecado.

Ao contrário da água, que vai diminuindo na composição do corpo à medida que a idade avança, a graça de Deus pode crescer abundantemente se a alma a desejar e buscar.

Por fim, tendo a água a função de eliminar toxicinas, a graça de Deus, por sua vez, é responsável por eliminar o pecado. Tão logo percebemos o valor dessa fonte de vida, nos saciamos da água viva e, então, aquecidos pelo Espírito Santo, vai a graça de Deus secretar como um suor as impurezas do pecado, deixando nossa alma limpa e cheia de vida.

“Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça.” (Rm 5,20)

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página