Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

As faces da vida espiritual: infância, juventude e maturidade

1Jo 2,12-17

Do filme À Procura da Felicidade

12. Eu vos escrevo, filhinhos: os vossos pecados foram perdoados por meio do seu nome.
13. Eu vos escrevo, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevo, jovens: vós vencestes o Maligno.
14. Já vos escrevi, filhinhos: vós conheceis o Pai. Já vos escrevi, pais: vós conheceis aquele que é desde o princípio. Já vos escrevi, jovens: vós sois fortes, a Palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno.
15. Não ameis o mundo, nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.
16. Porque tudo o que há no mundo - as paixões da natureza, a concupiscência dos olhos e a ostentação da riqueza - não vem do Pai, mas do mundo.
17. Ora, o mundo passa, e também a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.


REFLETINDO


A vida humana é marcada por fases. De um modo geral, como se aprende na escola, o ser humano nasce, cresce, reproduz e morre. No aspecto físico-mental temos a infância, a adolescência, a vida adulta e a velhice.

Nenhuma dessas fases anula a anterior, mas é resultado das sucessivas transformações.

Na infância se aprende a falar, andar, raciocinar.

Na juventude, sobretudo, desponta o vigor físico e as paixões.

Na vida adulta e na velhice prevalece a consciência.

Na vida espiritual não é diferente. São João vem mostrar-nos 3 faces: a infância, a juventude e a maturidade.

A infância aparece no tratamento carinhoso que São João dá nos v.12 e 14: FILHINHOS. Esses filhos espirituais são as pessoas que conhecem o amor do Pai que perdoa seus pecados. É o primeiro encontro, apoiado na misericórdia, na ternura, na consolação.

A juventude representa aqueles que já fizeram o primeiro encontro com o Pai e conhecem melhor a Palavra. Ela é forte, possuidora da palavra de Deus e vencedora sobre o Maligno. Nessa fase o amor é transbordante, ardente como fogo, impetuoso como as águas. O desejo de santidade é vivo. É esse ímpeto da juventude que supera as tentações. Assim como o corpo jovem e robusto, o espírito é dotado de uma força especial que o impulsiona a superar as dificuldades, mesmo que, quase sempre, sem entender os caminhos de Deus.

A maturidade é apresentada como conhecedora daquele que existe desde o princípio. São chamados de pais, certamente não pelos laços de sangue, mas como pais espirituais, líderes da fé. Conhecem Deus numa visão mais ampla, o Eterno. E conhecendo um mínimo que seja desse infinito que é Deus, gozam de sabedoria, tranquilidade, fortaleza e amor.

Moisés e a passagem do Mar Vermelho

Talvez você que está lendo esse texto estivesse se enxergando em uma única fase dessas. Talvez como o recém enamorado pelo amor do Pai. Talvez como o jovem impetuoso, mas com pouca sabedoria. Talvez ainda como um velho cheio de considerações, mas sem forças para o combate.

A boa notícia é que estamos falando de espírito e não de corpo. O espírito que se apoia em Deus supera largamente as barreiras humanas. Você não precisa estar condensado a um único estágio de vida espiritual. Você pode e deve viver esses 3 momentos o tempo todo.

Todos nós temos esses 3 “eus” espirituais dentro de nós: a criança, o jovem e o adulto. Sendo criança, não se sinta despreparado para o combate. Sendo jovem, não se sinta velho demais para o amor carinhoso do Pai ou inexperiente para a sabedoria divina. E, sendo velho, não se sinta sem forças para o vigor e o ímpeto espiritual.

“7. Replicou porém o Senhor: NÃO DIGAS: SOU APENAS UMA CRIANÇA: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.
8. Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor.” (Jr 1)

Jesus ensinando no templo

“12. NINGUÉM TE DESPREZE POR SERES JOVEM. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.
13. Enquanto eu não chegar, aplica-te à leitura, à exortação, ao ensino.” (1Tm 4)

“1. O Senhor disse a Abrão: “Deixa tua terra, tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que eu te mostrar.
2. Farei de ti uma grande nação; eu te abençoarei e exaltarei o teu nome, e tu serás uma fonte de bênçãos.
3. Abençoarei aqueles que te abençoarem, e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem; todas as famílias da terra serão benditas em ti.”
4. Abrão partiu como o Senhor lhe tinha dito, e Lot foi com ele. ABRÃO TINHA SETENTA E CINCO ANOS, QUANDO PARTIU DE HARÃ.” (Gn 12)

QUE O SENHOR NOS ENSINE A VIVER COMO SERES HUMANOS COMPLETOS, CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO, SEM NOS DEIXAR AFETAR PELOS TEMORES IMPOSTOS PELO PECADO À NOSSA VIDA ESPIRITUAL.



Tayson Queiroz

Comentários

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página