Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Quaresma - Tempo oportuno para a graça de Deus

Lc 4


13. Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.


REFLETINDO


Depois da tentação o diabo afastou-se de Jesus, mas não definitivamente. Ele ainda voltaria. Em um momento oportuno... Esse momento que o texto fala nos faz refletir sobre dois caminhos, duas possibilidades, duas OPORTUNIDADES.

É claro que, para o diabo, não haveria momento mais oportuno para Jesus pecar do que quando estivesse em um momento de fraqueza, solidão. É a oportunidade que o diabo precisa para ver Jesus pecar e se afastar da graça de Deus. Mas esse tempo oportuno também trás outra oportunidade para Jesus: a de realizar a vontade de Deus e vencer o diabo.

Toda tentação trás para nós a possibilidade da derrota ou da vitória. O resultado depende das escolhas que fazemos no dia-a-dia. Ao optarmos pelo combate da fé, Deus vem em nosso auxílio e nos dá a sua graça, como diz o apóstolo Paulo em 2Cor 12:

8. Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim.
9. Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo.
10. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte.


E é exatamente assim que deve ser conosco também. Não devemos nos limitar às nossas fraquezas, mas devemos fazer de nossas fraquezas um meio para nos aproximarmos da graça de Deus.

É como a história do velho índio, que dizia que dentro dele havia dois lobos: o do bem e do mal. Certo ele dia ele foi perguntado sobre qual lobo ganhava essa disputa interior. O velho índio, então, respondeu: “Aquele que eu alimento.”

Assim são nossas fraquezas, que não podemos alimentar com o que não presta, entregando-nos a elas, mas curá-las com a graça de Deus, que se derrama abundantemente sobre nós. Isso lembra o que Jesus disse em Mt 9,12:

"Não são os que estão bem que precisam de médico, mas sim os doentes.”

É exatamente por reconhecermos nossas fraquezas, nossas limitações, que devemos nos aproximar de Deus.

QUANTO MAIOR FOR A MISÉRIA DO MEU CORAÇÃO, MAIOR A MISERICÓRDIA DO CORAÇÃO DE JESUS PARA MIM.

A Quaresma é para nós esse tempo oportuno para a graça de Deus. Para que, seguindo os passos de Jesus, ao longo de quarenta dias de oração, jejum e penitência, possamos adquirir a força necessária para superar o pecado e a visão adequada para percebemos a imensidão da graça de Deus em contraposição às nossas misérias.

Já nossos desertos espirituais devem ser, não um momento de solidão e abatimento, mas um período de pausa para um fortalecimento espiritual, onde gradualmente deixamos a graça de Deus se instalar e preencher nossas misérias, para que, ao final do deserto, tenhamos forças para vencermos as tentações e seguirmos com o serviço do Reino.


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página