Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

CORPUS CHRISTI - ADORO TE DEVOTE


Este é um canto de autoria de Santo Tomás de Aquino, sob inspiração do Espírito Santo, para adorar o Cristo Eucarístico. Aproximemo-nos, pois, do Corpus Christi com coração adorador.


1. Adoro te devote, latens Deitas,
Eu Te adoro com afeto, Deus oculto,
Quae sub his figúris vere látitas
que Te escondes nestas aparências.
Tíbi se cor méum tótum súbjicit
A Ti sujeita-se o meu coração por inteiro
Quia te contémplans tótum déficit.
e desfalece ao Te contemplar.

2. Vísus, táctus, gústus in te fállitur,
À vista, o tacto e o gosto não Te alcançam,
Sed audítu sólo tuto creditur
mas só com o ouvir-Te firmemente creio.
Credo quídquid díxit Dei Fílius
Creio em tudo o que disse o Filho de Deus,
Nil hoc verbo veritátis vérius.
nada mais verdadeiro do que esta Palavra da Verdade.

3. In crúce latébat sola Deitas,
Na cruz estava oculta somente a tua divindade,
At hic látet simul et humánitas
mas aqui se esconde também a humanidade.
Ambo tamen crédens atque cónfitens,
Eu, porém, crendo e confessando ambas,
Péto quod petívit látro paénitens.
peço-Te o que pediu o ladrão arrependido.

4. Plagas, sicut Thomas, non intúeor
Tal como Tomé, também eu não vejo as tuas chagas,
Déus tamen méum te confiteor
mas confesso, Senhor, que és o meu Deus;
Fac me tíbi semper magis crédere,
faz-me crer sempre mais em Ti,
In te spem habére, te dilígere.
esperar em Ti, amar-Te.

5. O memoriále mórtis Dómini,
Ó memorial da morte do Senhor,
Pánis vívus vítam praéstans hómini,
Pão Vivo que dás vida ao homem,
Praésta méae ménti de te vívere,
faz que meu pensamento sempre de Ti viva,
Et te ílli semper dulce sápere.
e que sempre lhe seja doce este saber.

6. Pie pellicáne Jésu Domine,
Senhor Jesus, terno pelicano,
Me immundum munda túo sánguine,
lava-me a mim, imundo, com teu sangue,
Cújus una stílla sálvum fácere
do qual uma só gota já pode
Tótum múndum quit ab ómni scélere.
salvar o mundo de todos os pecados.

7. Jesu, quem velátum nunc aspício,
Jesus, a quem agora vejo sob véus,
Oro fiat illud quod tam sítio
peço-Te que se cumpra o que mais anseio:
Ut te reveláta cérnens fácie,
que vendo o teu rosto descoberto,
Vísu sim beátus túae glóriae. Amem.
seja eu feliz contemplando a tua glória. Amém.


Santo Tomás de Aquino

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página