Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Músico, instrumento de Deus


1Sm 16


15. Os homens de Saul disseram-lhe: Eis que um mau espírito de Deus veio sobre ti.
16. Que nosso senhor ordene, e teus servos aqui presentes procurarão um homem que saiba tocar harpa e, quando o mau espírito de Deus estiver sobre ti, ele tocará o instrumento para acalmar-te.
17. Está bem, respondeu Saul, procurai-me um bom músico e trazei-mo.
18. Um dos servos declarou: Conheço um filho de Isaí de Belém que sabe tocar muito bem: é valente e forte, fala bem, tem um belo rosto, e o Senhor está com ele.
21. Davi chegou à casa do rei e apresentou-se a ele. Saul afeiçoou-se a Davi e o fez seu escudeiro.
23. E sempre que o espírito mau de Deus acometia o rei, Davi tomava a harpa e tocava. Saul acalmava-se, sentia-se aliviado e o espírito mau o deixava.


REFLETINDO:


Você que é músico precisa saber seu valor para Deus. São vários os casos na Bíblia em que o músico, os cânticos ou mesmo os instrumentos são citados como sinal de alegria, força, inspiração e paz. Vamos refletir aqui sobre um desses casos. O do rei Davi.

Davi que acabara de ser ungido por Samuel, é ressaltado por algumas características que devemos analisar.

1 - SABE TOCAR/CANTAR MUITO BEM: É de grande importância que o músico toque/cante muito bem. Isso porque a música tem o objetivo de elevar as almas até Deus através de notas que toquem o mais profundo do ser humano. Se o som produzido não for de qualidade, não atingirá seu objetivo principal e, por isso mesmo, será dispensável.

É preciso ter a clareza de que quem toca/canta não o faz para “ajudar” na missa, no grupo e muito menos para “quebrar o galho” de quem não pode ir. Você toca/canta porque Deus o escolheu para anunciar seu amor e misericórdia através da música.

Claro que não podemos cair no erro de excluir do serviço musical pessoas que estão em fase de aprendizagem, ou que têm dificuldades para se aperfeiçoar. Seria um erro grave. Mas também não podemos nos acomodar com pensamentos do tipo “É, tá bom...”, “Não tem outra pessoa mesmo para assumir...”, “Acho que já sou bom o suficiente...”.

Se a música agradável aos ouvidos aproxima de Deus, a música tocada/cantada com desleixo, ao contrário, afasta os corações de Deus. Ao invés de introduzir as pessoas em elevada oração, a música desagradável irá apenas atrair reprovações e comentários sobre sua pouca qualidade.

O músico não pode em hipótese alguma achar que as pessoas devem aceitar qualquer coisa, “pois eu já estou tendo a boa-vontade de vir aqui tocar/cantar”. E nem pensar coisas do tipo “Se estão achando ruim que venham aqui fazer...”

Esforce-se ao máximo para progredir constantemente em seu serviço cristão. Tenha a consciência da sua qualidade e do valor de seu serviço, mas também tenha a humildade para receber críticas e elogios, sabendo que sempre há algo para ser melhorado. Se você não faz parte de um coro de anjos celestes, ainda tem coisas a aprender. (risos)

2 - É VALENTE E FORTE: Valentia aqui é sinônimo de coragem e a força de que se fala é a força da fé. Todo músico precisa ter a coragem de anunciar o Cristo, mesmo diante de todas as dificuldades. Sua fé deverá ser robusta, pois serão muitas as muralhas que se levantarão para impedi-lo de chegar a Deus levando consigo um exército de fiéis, como aconteceu em Josué 6.


“1. Jericó, cidade murada, tinha se fechado diante dos israelitas, e ninguém saía dela nem podia entrar.
8. Logo que Josué acabou de falar, os sete sacerdotes, levando as sete trombetas, retumbantes, puseram-se em marcha diante do Senhor, tocando os seus instrumentos; e a arca da aliança do Senhor os seguiu.
9. Marcharam os guerreiros diante dos sacerdotes que tocavam a trombeta, e à retaguarda seguia a arca; e durante toda a marcha ouvia-se o retinir das trombetas.
20. O povo clamou e os sacerdotes tocaram as trombetas. E logo que o povo ouviu o som das trombetas, levantou um grande clamor. A muralha desabou. A multidão subiu à cidade, sem nada diante de si.”


É exatamente a coragem de Davi com sua fé na vitória de Deus que o faz enfrentar e derrotar o gigante Golias. Não importa o tamanho dos problemas que se levantarem contra você músico, com sua música, coragem e fé no poder de Deus, todas as muralhas cairão.

3 - FALA BEM: É preciso que o músico se distinga dos demais também por seu modo de falar. De nada adianta tocar/cantar belas músicas durante uma celebração ou encontro se no dia-a-dia seu falar é manchado por um vocabulário sujo e sem vida. Seu modo de falar e agir também deve se traduzir em melodias agradáveis a todos que o verem e ouvirem.

Fale e aja com o fogo do Espírito Santo de Deus. Que suas palavras sejam doces como o mel e deleitem os corações que as receberem. É claro que isso é difícil, mas lembre que você todo é um instrumento musical nas mãos de Deus para tocar notas de amor e fé. Do mesmo modo que você é capaz de inflamar corações através da música, o Espírito Santo lhe concede a capacidade de acalmar os ânimos exaltados.

“A língua dos justos é prata finíssima.” (Pr 10,20a)
“Os lábios dos justos nutrem a muitos.” (Pr 10,21a)
“Há ouro, há pérola em abundância; jóia rara é a boca sábia.” (Pr 20,15)

4 - TEM UM BELO ROSTO: Aqui não importa a beleza física e sim a alegria que deve transbordar da face do músico. Não há beleza maior do que a beleza eterna manifestada na transfiguração. Esse é o semblante mais bonito que se pode contemplar.

É preciso que nossos rostos estejam transfigurados pela alegria de ser de Deus. Não há espaço para a tristeza.

“O coração contente alegra o semblante; o coração triste deprime o espírito.” (Pr 15,13)

É claro que temos muitos problemas e nem sempre é fácil carregar um sorriso nos lábios, mas devemos nos esforçar para isso. Pode haver tristezas, mas elas não podem nos dominar.

“A alegria do coração é a vida do homem, e um inesgotável tesouro de santidade.” (Pr 30,23a)

Quanto mais alegres estivermos mais seremos capazes de louvar ao Senhor Deus através da música.

“2. Servi o Senhor com alegria. Vinde, entrai exultantes em sua presença.
4. Entrai cantando sob seus pórticos, vinde aos seus átrios com cânticos; glorificai-o e bendizei o seu nome...” (Sl 99)

5 - E O SENHOR ESTÁ COM ELE: Por fim, é preciso que nos coloquemos sempre na presença de Deus, que estejamos com Ele, para que também a presença dEle em nossas vidas seja facilmente percebida aonde quer que nós formos.

Comungar freqüentemente, se colocar diante de Jesus Eucarístico e refletir a Palavra de Deus é fundamental para que assumamos nossa verdadeira identidade, “imagem e semelhança de Deus”. Tudo isso aliado ao temor de Deus, que é o princípio da sabedoria, nos fará caminhar sempre na presença do Senhor.

QUE A EXEMPLO DO REI DAVI, NOSSA MÚSICA SEJA CAPAZ DE AFUGENTAR OS MAUS ESPÍRITOS E ACALMAR OS CORAÇÕES. QUE POSSAMOS SER NÓS MESMOS INSTRUMENTOS PERFEITOS NAS MÃOS DE DEUS, PARA ENTOAR CÂNTICOS DE ALEGRIA E LOUVOR A FRENTE DE SEU POVO.


Tayson Queiroz

Comentários

  1. lOUVADO SEJA DEUS. vOU PREGAR NUM RETIRO DE MUSICOS E ESTE ARTIGO ME INSPIROU MUITO. DEUS ABENÇÕE.
    CRISTIANO MACAÉ RJ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa! Glória a Deus. Que seja uma pregação iluminada pelo Espírito. Pode partilhar depois os frutos dessa pregação aqui. Deus abençoe!

      Excluir

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página