Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

A figueira estéril - Devemos dar frutos para Deus


Lc 13


6. E Jesus contou esta parábola: Um homem havia plantado uma figueira na sua vinha, e, indo buscar fruto, não o achou.
7. Disse ao viticultor: - Eis que três anos há que venho procurando fruto nesta figueira e não o acho. Corta-a; para que ainda ocupa inutilmente o terreno?
8. Mas o viticultor respondeu: - Senhor, deixa-a ainda este ano; eu lhe cavarei em redor e lhe deitarei adubo.
9. Talvez depois disto dê frutos. Caso contrário, cortá-la-ás.


REFLETINDO


O Senhor Deus é aquele que planta as figueiras, que somos nós. Ele prepara nosso coração, coloca em nós a semente da fé e rega com a Eucaristia, a Palavra e as bênçãos cotidianas. Além disso, Ele nos ilumina com o Sol de Sua justiça. Aquece-nos com o Seu amor e conversa conosco assim como se faz com uma mudinha que se quer ver crescer e embelezar. Tudo isso para que cresçamos na fé e possamos dar bons e abundantes frutos.

Jesus é o viticultor que durante 3 anos semeou a Palavra por entre nós e que continua a manifestar Seu cuidado através dos tempos. Mesmo com os cuidados de Jesus, algumas vezes deixamos de produzir frutos ou mesmo nem chegamos a produzir algum.


O Senhor Deus, como Aquele que nos gerou, espera que realizemos a nossa essência, que é produzir frutos. A figueira é conhecida por produzir frutos ricos para a alimentação e por sua capacidade de se desenvolver nos mais diversos lugares. Se não produzimos fruto algum, não temos utilidade. Estamos apenas ocupando o lugar de outra figueira que poderia produzir em abundância.

Jesus não quer que nossa vida seja desperdiçada e sem sentido e, por isso, pede ao Pai, senhor da vinha, para que possa nos cercar ainda mais de cuidados, na tentativa de produzirmos frutos. Jesus quer cavar ao nosso redor e colocar adubo. Mas o que isso significa?

Para nutrir a planta e revitalizá-la primeiro é preciso cavar ao seu redor. Isso impedirá a aproximação de parasitas que enfraquecerão a figueira. Nesse mesmo fosso cavado coloca-se o adubo, que nutrirá a árvore e estimulará a produção de frutos.

Dessa forma podemos deduzir que o que Jesus quer é cavar ao nosso redor para impedir que os parasitas do mundo estraguem nossa vida e tirem nossa vitalidade espiritual. Mas não é só isso. Ele quer preencher essa vala com algo que realmente nos ajude a crescer. Com algo que verdadeiramente nos dá vida e vigor.

DEVEMOS ESTAR ATENTOS A TUDO QUE NOS CERCA. DEVEMOS NOS PERGUNTAR SOBRE O SOLO NO QUAL ESTAMOS “VIVENDO”. AQUILO QUE ME RODEIA É ÚTIL E ME FAZ CRESCER? O SOLO NO QUAL ESTOU VIVENDO É UMA TERRA FÉRTIL OU ESTÉRIL? ELE ME PERMITE PRODUZIR AQUILO QUE TENHO DE MELHOR OU ME TORNA MEDÍOCRE E SEM UTILIDADE?


JESUS QUER FAZER DE NÓS FIGUEIRAS CHEIAS DE VIDA E CAPAZES DE PRODUZIR MUITOS E EXCELENTES FRUTOS. É ESTA A REALIZAÇÃO DE NOSSA ESSÊNCIA. ACEITEMOS ESSE CUIDADO. DEIXEMOS QUE O GRANDE VITICULTOR CUIDE DE NÓS COM TODO O ZELO E AMOR PARA NOS TORNARMOS ÁRVORES PERFEITAS NA VINHA DO PAI.


Tayson Queiroz

Comentários

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página