Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Jesus Eucarístico e o Maná no Deserto - O verdadeiro pão descido dos céus


52. A essas palavras, os judeus começaram a discutir, dizendo: Como pode este homem dar-nos de comer a sua carne?
53. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos.
54. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.

55. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.
56. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.
57. Assim como o Pai que me enviou vive, e eu vivo pelo Pai, assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim.
58. Este é o pão que desceu do céu. Não como o maná que vossos pais comeram e morreram. Quem come deste pão viverá eternamente.
59. Tal foi o ensinamento de Jesus na sinagoga de Cafarnaum.



Jesus fala que aquele que não comer a Sua carne e não beber o Seu sangue não terá a vida em si mesmo. Isso é bastante significativo. Ele deixa claro que Sua carne e Seu sangue são fonte de vida, e vida eterna. Aqui Jesus expressa o valor da Eucaristia. O verdadeiro pão e o verdadeiro vinho, alimentos da alma. Alimentos maiores que o maná no deserto.

O Senhor nos ensina a nos alimentarmos cotidianamente com este alimento que Ele nos dá. Quaisquer outros alimentos que tomemos para nossas almas nos levarão à morte. Quantos manás procuramos no nosso dia-a-dia, no mundo, para tentar satisfazer os anseios e necessidades de nossas almas? Emoções falsas... Prazeres disfarçados de alegria, mas que logo vão embora e nos deixam no mais fundo abismo de tristeza e solidão... Prazeres que nos fazem os querer cada vez mais, pois cada vez mais aumentam o vazio emocional e espiritual... cada um pode olhar para dentro de si, para sua vida e se perguntar: “Quais manás estou usando como alimento, enquanto caminho para a morte?


É certo que a morte a que Jesus se refere, sofrida pelos israelitas, não é apenas morte física, mas, sobretudo, espiritual. Vejamos esse trecho de Ex 16.


4. O Senhor disse a Moisés: “Vou fazer chover pão do alto do céu. Sairá o povo e colherá diariamente a porção de cada dia. Pô-lo-ei desse modo à prova, para ver se andará ou não segundo minhas ordens.
17. Assim fizeram os israelitas: ajuntaram uns mais, outros menos.
18. Mas, quando se media com o gomor, aconteceu que o que tinha ajuntado muito não tinha demais e, ao que tinha ajuntado pouco, não lhe faltava: cada um havia recolhido segundo a sua necessidade.
19. Moisés disse-lhes: “Ninguém reserve dele para o dia seguinte.”
20. Alguns não o ouviram e guardaram dele até pela manhã; mas criou vermes e cheirou mal.
22. No sexto dia, recolheram uma dupla quantidade de alimento, dois gomores para cada um. Vieram todos os chefes da assembléia e contaram-no a Moisés.
23. Este lhes disse: “É isso o que o Senhor ordenou. Amanhã é um dia de repouso, o sábado consagrado ao Senhor. Por isso, o que tendes a cozer no forno, cozei-o, e o que tendes a cozer em água, cozei-o; e o que sobrar, ponde-o de lado até pela manhã.”
24. Guardaram-no até o dia seguinte, segundo a ordem de Moisés; e não cheirou mal, nem se acharam vermes nele.
25. “Comei-o hoje, disse Moisés, porque é o dia do sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo.
26. Durante seis dias o ajuntareis; mas o sétimo é o sábado: nele não haverá.
27. (No sétimo dia alguns saíram para fazer sua provisão, mas nada encontraram.
28. Então o Senhor disse a Moisés: ‘Até quando vos recusareis a observar meus mandamentos e minhas leis?’)
29. Considerai que, se o Senhor vos deu o sábado, vos dá ele no sexto dia alimento para dois dias. Fique cada um onde está, e ninguém saia de sua habitação no sétimo dia”.


O maná é tudo aquilo que Deus nos dá ordenadamente, para nossa vida, e nós convertemos em morte. O ser humano insiste em viver no excesso, sem acreditar que Deus Pai vê tudo do alto e providencia o necessário de acordo com nossas necessidades. O trabalho é nosso: devemos ir para o campo trabalhar para colher o nosso alimento, devemos carregá-lo e devemos prepará-lo. Mas é Deus quem o manda e manda na medida certa. De modo que todos recolheram segundo a sua necessidade.

É interessante notar que aqueles que colheram demais não o fizeram por ganância, apenas se empenharam no trabalho e, por isso, recolheram muito, mas Deus tornou as medidas na quantidade necessária a cada um. Aqueles que depois quiseram juntar em excesso, tiveram o seu pão apodrecido e cheio de vermes. Quais excessos nós estamos juntando em nossas vidas e fazendo apodrecer nossas almas? Que excessos estão enchendo nossas vidas com os vermes do mundo?

Porque insistimos em não ouvir a palavra de Deus, que nos ensina, e continuamos a buscar os excessos? Deus ensina a moderação e a observância da Sua vontade. Toda vez que alguém deixa de lado os ensinamentos de Deus e procura fazer sua própria vontade, acaba encontrando o vazio. Assim aconteceu com aqueles que desobedeceram ao Senhor e foram recolher pão no sábado, mesmo tendo Deus ordenado o contrário.

Jesus fala que eles comeram o maná e morreram, porque o maná alimentou apenas o corpo, mas eles continuaram fracos de espírito e encontraram a morte espiritual, como aconteceu depois ao fazerem o bezerro de ouro para adorarem (Ex 32). Jesus, ao contrário, é verdadeiramente o pão vivo descido dos céus, que veio para alimentar os espíritos abatidos, que veio saciar os que têm fome e sede de justiça (Mt 5,6).


O convite à eucaristia é claro. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Quem se sacia do banquete eucarístico está sempre com Jesus, tornando-se mais forte de corpo e, principalmente, de espírito. E Cristo permanece nele, mostrando Seus sinais e prodígios, enquanto caminha para a vida eterna.

Jesus nos fala que “assim também aquele que comer a minha carne viverá por mim”. Viver por Cristo significa tanto uma vida compromissada com o amor apresentado no Evangelho (viver PARA Cristo) quanto também uma vida que tem sua fonte em Jesus (viver A PARTIR DE Cristo). Só Ele dá a vida verdadeira e espera constantemente por nós na Eucaristia.

ALIMENTEMO-NOS DESSE BANQUETE DE SANTIDADE E VIDA ETERNA.


Tayson Queiroz

Comentários

  1. sou coroinha é vivo na eucaristia é sou feliz porque sou católico...

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus! Persevere nesse caminho. O caminho é difícil em alguns momentos, mas a paisagem e o objetivo são prazerosos.

    ResponderExcluir
  3. Jesus esta me concedendo vida até aos 87 e 10meses, embora pecador. Creio em Jesus filho de Deus vivo.Por isso o procuro todo domingo e o encontro na Eucaristia. Ele me da forças porque peço, sempre a Ele que fique comigo para não temer a morte e ficar longe do pecado. Quando a morte chegar desejo, antes, recebê-Lo na Santa Hóstia.
    Quero aproveitaR esta oportunidade para dizer a quantos lerem este meu comentário:
    SÓ COM O PERDÃO PODEMOS VIVER NA SANTA PAZ DE.
    DEUS.
    JESUS NOS ENSINOU O "PAI NOSSO", QUANDO LHE PEDIRAM, COMO ORAR. NELE ESTA DITO:
    <...PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TEM OFENDIDO...>
    È anônimo, mas Deus conhece quem escreveu.
    Obrigado meu Senhor por tudo que me tem dado.
    A QUEM NOS TEM OFENDIDO

    ResponderExcluir
  4. Amigo anônimo, agradeço suas palavras e espero que muitos possam apreciá-las. 87 anos? Sem dúvida, uma bênção. São anos cheios de experiência de Deus. Espero que continue acompanhando e dividindo experiências. Rezo por você. Abraço!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Mais Visitadas

Total de visualizações de página