Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

Dispersão X Concentração - Sobre as ânsias

“Não te disperses. Concentra-te em tua intimidade. A verdade reside no homem interior”. Santo Agostinho


A verdade pode ser encontrada no mais íntimo de cada homem. Sendo feitos à imagem e semelhança de Deus, temos o brilho da verdade na nossa essência. Mas ao longo da vida, vamos perdendo esse brilho com as capas de outras ”verdades”. Vamos conhecendo outras opções que achamos razoáveis, aceitamos como verdades e passamos a desejar. Porém, nunca poderemos encontrar as supostas verdades que nos chamam a atenção, pois são apenas mentiras disfarçadas, que jamais terão o brilho da “verdadeira verdade”.

A ausência de uma “verdade verdadeira” gera em nós um vazio que precisa ser preenchido, saciado; gera uma ânsia, que nos tira de nós mesmos e nos faz buscar alternativas que só aumentam o vazio e gera mais ânsia. Certa vez um amigo padre definiu para mim que a ansiedade é a necessidade de algo que não se tem. Eis ai a sucinta e profunda explicação.

Atiçamos em nosso espírito o desejo por coisas que não nos saciam e esquecemos de fazer algo simples, mas grandioso: buscar a verdade que a Divina Providência faz habitar em nós, as luzes do Espírito Santo.


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página