Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

24º DOMINGO Tempo Comum - O bezerro de ouro, a adoração de imagens, a conversão e a Misericórdia de Jesus.



As leituras giram em torno da relação entre Deus e a humanidade pecadora. Na primeira leitura, vemos a fragilidade da fé do povo, que resolve fazer um bezerro de ouro para colocar no lugar de Deus. É importante ressaltar que, ao contrário do que se diz por ai, o pecado não está no ato de fazer o bezerro, mas na intenção com que é feito: substituir Deus.

É lamentável que essa passagem seja lida tantas vezes com visão tacanha, pois tira a reflexão que o autor sagrado quer propiciar. Não se trata de construir ou não imagens, mas de colocar qualquer coisa no lugar de Deus. Fica clara a necessidade que o povo tem de encontrar um sentido maior para sua vida. Pesquisas já apontam a inclinação da mente humana para o sobrenatural. O erro está em satisfazer essa necessidade espiritual com outras coisas que não Deus. O erro é inventar “deuses” para tentar dar sentido à vida e esquecer o verdadeiro Deus.

A libertinagem, o prazer desregrado, o dinheiro, a vaidade, o orgulho... Características que facilmente podem “roubar” o lugar de Deus em nossas vidas. Então o que importa não é imagem em si, mas o que ela representa naquela situação: a fraqueza espiritual de um povo que se esqueceu de Deus. Tanto é que em outros momentos o próprio Deus aprova ou mesmo determina a construção de imagens com o sentido de arte sacra, elevação espiritual, como por exemplo:

Ex 25,17-20 – Deus ordena a fabricação da tampa da Arca da Aliança com dois querubins de ouro batido.

1Rs 6,23-28.32; 8,6-7 – Construção do templo, onde o Santo dos Santos (lugar mais sagrado em que ficava a Arca era coberto por dois querubins revestidos de ouro).

Nm 21,4-9 – Deus determina a fabricação de uma serpente de bronze que curaria todos as pessoas picadas por cobras que olhassem para ela. A serpente de bronze é também uma prefiguração de Jesus. A SERPENTE DE BRONZE ALÉM DE TER CARACTERÍSTICAS MILAGROSAS TAMBÉM É UMA REPRESENTAÇÃO ANTECIPADA DE JESUS. Para tirar as dúvidas é só conferir Jo 3,14; 8,28; 12,32.


A segunda leitura mostra a conversão de um pecador. Paulo fala de sua conversão não apenas como uma escolha de vontade própria, mas primeiramente como um encontro com a misericórdia de Jesus. A conversão só acontece porque, em primeiro lugar, somos alcançados pela misericórdia do Senhor que confia em nós e quer a conversão dos pecadores.

No evangelho temos melhor clareza de como funciona a misericórdia de Deus. Ele age como um pai amoroso, sempre pronto a perdoar. Como o pastor zeloso que busca a ovelha inocente que se perdeu. Como a mulher cuidadosa que busca uma moeda valiosa. Assim também Deus nos procura com sua misericórdia e é preciso que abandonemos os bezerros de ouro que avida nos apresenta, a vaidade, o orgulho, a soberba, a impureza, a ira, a inveja... Preciso deixar toda essa sujeira que nos mancha e nos mistura ao pecado. Precisamos nos deixar ser varridos pela Misericórdia Divina que cuidadosamente nos procura.

Em um mundo onde impera o individualismo, onde cada um busca apenas a parte que lhe cabe da herança, onde se olha para o próprio umbigo cheio de vontades até tropeçar na lavagem dos porcos, façamos algo simples, mas extraordinariamente maravilhoso: nos deixemos abraçar e ser beijados pelo Pai das misericórdias.



Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página