Toque do Espírito

Todos desejam a paz, mas nem todos buscam as coisas que produzem a verdadeira paz.

Tomás de Kempis

2° Dom. do Advento Ano C - Sobre a conversão para o Reino de Deus

Lc 3,1-6


1. No décimo quinto ano do império de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia, Herodes administrava a Galiléia, seu irmão Filipe, as regiões da Ituréia e Traconítide,
e Lisânias a Abilene;
2. quando Anás e Caifás eram sumos sacerdotes, foi então que a palavra de Deus foi dirigida a João, o filho de Zacarias, no deserto.
3. E ele percorreu toda a região do Jordão, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados,
4. como está escrito no Livro das palavras do profeta Isaías: 'Esta é a voz daquele que grita no deserto: 'preparai o caminho do Senhor, endireitai suas veredas.
5. Todo vale será aterrado, toda montanha e colina serão rebaixadas; as passagens tortuosas ficarão retas e os caminhos acidentados serão aplainados.
6. E todas as pessoas verão a salvação de Deus''.


REFLETINDO


Este 2° Domingo do Advento tem como temática a conversão. Daí também o significado da 2ª vela do Advento. Neste evangelho vamos comentar brevemente dois pontos principais.

1 – O batismo pregado por João é um batismo de conversão. Ao contrário do que muitos afirmam o batismo não é uma adesão consciente de fé, mas é um sinal sacramental que apaga a mancha do pecado original, inserindo-nos no plano de salvação. Por isso não há problema em se batizar crianças, porque elas também tem o direito de participarem do corpo de Cristo, que é a Igreja.

É triste ver como as más interpretações dos textos bíblicos fizeram o batismo parecer, para muitos, uma cédula de eleição, por meio da qual se afirma um credo religioso. Na verdade, como o evangelho nos mostra, o batismo nos une à Igreja de Cristo e abre as portas para os demais sacramentos, entre eles o sacramento do Crisma que, esse sim, é a Confirmação da fé católica aderida de forma consciente e madura.

2 – Outro ponto de destaque é que João prega um reino de igualdade, conforme as palavras do profeta Isaías. No reino do Messias já não haverá o vale da pobreza, pois será aterrado, nem a montanha da riqueza, pois será rebaixada. O que anda por caminhos tortuosos encontrará a retidão e o que oscila entre o bem e o mal, como se andasse em um caminho acidentado, esse adquirirá constância na fé.

A salvação de Deus é destinada para todos, do mesmo modo que a realização do Reino depende de todos. João, nas palavras do profeta Isaías, dá uma ordem impessoal, geral:
PREPARAI o caminho do Senhor... ENDIREITAI suas veredas...

Que cada um de nós se sinta convidado a assumir esse compromisso com o Reino e com as verdades da fé, contribuindo para a igualdade e a justiça, sempre apoiados no amor fraternal demonstrado por São Paulo aos filipenses:

"4. Sempre em todas as minhas orações rezo por vós, com alegria,
5. por causa da vossa comunhão conosco na divulgação do Evangelho, desde o primeiro dia até agora."
(Fl 1)

Assim Seja!


Tayson Queiroz

Comentários

Mais Visitadas

Total de visualizações de página