A Vontade de Deus é Alimento Para a Alma
"A tristeza não terá lugar no coração que ama a vontade de Deus. O meu coração, na saudosa ânsia de Deus, experimenta toda a miséria do exílio. Sigo corajosamente até minha pátria, e nesse caminho fortifico-me com a vontade de Deus, que é meu alimento. (Diário de Santa Faustina, 886)
“Meu alimento é fazer a vontade dAquele que me enviou.” (Jo 4,34)
A vontade de Deus nutre a alma e a faz crescer. No entanto, temos grande dificuldade em fazer a vontade de Deus, que é tão benéfica para nós. O motivo é que, como a alma que sai do pecado encontra-se em estado de prostração de forças, ela assemelha-se a uma pessoa desnutrida, que desnutriu por falta de alimento, que necessita do alimento para se restabelecer, mas que, em seu estado de prostração e astenia, encontra-se enfastiada e sem apetite para tomar a refeição.
Assim como o doente enfastiado precisa se alimentar bem para convalescer e só gradativamente recuperar o gosto pela comida, também a alma precisa abraçar a vontade de Deus em pequenos bocados que a fortaleça e vá curando-a de seus males. Só então encontrará verdadeiramente gosto por fazer a vontade de Deus e reconhecerá que esta é seu alimento espiritual.
Não se dá ao doente grandes quantidades de alimento, pois seu corpo debilitado teria uma indigestão e seria maior o dano do que o bem. Também a alma tíbia precisa ser tratada com paciência, abraçando a vontade de Deus em doses que sejam remédio e não veneno para ela. Nem menos nem mais, mas a justa medida recomendada por quem a trata.
Jesus eucarístico é o perfeito alimento espiritual porque, sendo Deus fez-se homem e morreu na cruz, para abraçar em tudo a vontade do Pai, em proporção jamais igualada por alguma criatura.
Aquele que se alimentou perfeita e plenamente da vontade do Pai, fez-se Ele mesmo alimento para que também nós possamos nos alimentar da vontade dAquele que nos criou.
Comentários
Postar um comentário